Vídeos do YouTube contém um monte de informações úteis. Mas nem sempre é fácil achar exatamente o ponto do vídeo em que a informação de que você precisa é apresentada. Alguns vídeos da plataforma enrolam demais para chegar ao ponto, e alguns deles são organizados na forma de lista, o que é bem irritante caso apenas um item da lista seja do seu interesse.

Para contornar esse problema, é possível instalar uma extensão que permite realizar buscas dentro dos vídeos. O que ela faz é colocar uma barra de buscas perto dos vídeos, e te mostrar em quais pontos do vídeo o termo ou frase que você buscou aparece. Isso é particularmente útil no caso de tutoriais, quando você quer chegar logo na parte que lhe interessa.

É necessário instalar essa extensão no Chrome para que isso funcione – por tratar-se de uma extensão, ela funciona em outros navegadores Chromium, como o Opera. Mas o processo é bem simples, e vale totalmente a pena se você está precisando encontrar algo muito específico. Veja a seguir como realizar pesquisas em vídeos do YouTube:

1. Acesse o link extensão “Invideo for YouTube” e clique no botão “+Usar no Chrome”. Se for necessário confirmar, clique em “Adicionar extensão”;

publicidade

Reprodução

 

2. Acesse um vídeo do YouTube e você verá, abaixo do vídeo, um botão “Open Invideo”. Clique nele;

Reprodução

 

3. Um menu de busca aparecerá à direita do vídeo. Digite na barra de busca o termo que você deseja pesquisar e aperte Enter;

Reprodução

 

4. Abaixo da barra de busca aparecerão os pontos no vídeo nos quais aquele termo é mencionado. Clique em algum deles para que o vídeo pule direto para aquela parte.

Reprodução