Que tal organizar todos os filmes e séries armazenados em seu computador ou celular para ter conforto na hora de escolher o que assistir? O KODI é um aplicativo que serve bem a essa finalidade. Veja abaixo como configurá-lo com este tutorial do Olhar Digital.

Antes de prosseguir, é necessário ressaltar que o KODI, sozinho, não fornece conteúdo a filmes, séries ou afins para você assistir. Portanto, cabe ao usuário definir qual será o acervo dele. Além disto, um alerta: tome cuidado com arquivos que são protegidos por propriedade intelectual, já que armazená-los sem pagar os direitos da obra é considerado crime. Dito isto, siga os passos:

Instalando o KODI

O aplicativo a ser usado está disponível para download em várias plataformas. No tutorial, será utilizada a versão dele para Windows, mas ainda assim os passos continuam os mesmos para outras plataformas, mudando apenas alguns aspectos como a estrutura de arquivos. Confira como instalá-lo:

publicidade
  1. Acesse esta página e faça o download do KODI para a plataforma desejada;Reprodução
  2. Faça a sua instalação normalmente;
  3. Na hora de escolher a sua pasta de instalação, pode deixar o caminho padrão, não é preciso alterá-la para onde estão os seus arquivos de mídia.Reprodução

Configurações iniciais

Agora que o KODI já está instalado, é necessário configurá-lo para que ele fique em português. Veja:

  1. Clique no ícone da “engrenagem”;Reprodução
  2. Acesse a opção “Interface settings”;Reprodução
  3. Vá em “Regional”, e escolha “Portuguese (Brazil)” em “Language.Reprodução

Adicionando o conteúdo

Antes de prosseguir com a adição de seu conteúdo, caso você tenha séries para colocar nele, é recomendado que você organize elas por temporadas em pastas, de forma que elas apareçam corretamente para sua seleção. Quanto aos seus filmes, não é necessário seguir um padrão, o próprio programa consegue identifica-los corretamente.

Agora, siga os passos abaixo para adicionar o conteúdo de mídia que você tem no computador:

  1. Na tela inicial do KODI, clique em “Filmes” ou em outra categoria de sua escolha;Reprodução
  2. Vá em “Adicione vídeos…”;Reprodução
  3. Selecione a opção “Navegar”;Reprodução
  4. Procure pela pasta com o seu conteúdo e clique em “Ok”. De volta a tela anterior, clique em “Ok” novamente;Reprodução
  5. Na parte “Este diretório contém”, selecione o tipo de conteúdo que está em seu acervo. Por fim, clique em “Ok” e em “Sim” na mensagem que aparecer.Reprodução

Ao fim do processo, todo o conteúdo que for adicionado desta forma já estará devidamente categorizado e com suas respectivas imagens. O tempo que leva para o programa adicionar e baixar imagens referentes ao seu conteúdo varia de acordo com o tamanho de seu acervo.

Atalhos

Para ajudar no controle do conteúdo que está sendo exibido, o KODI traz muitos atalhos de teclado. Abaixo, segue uma lista dos seus principais comandos:

  • F9 ou -: Diminui o volume;
  • F10 ou +: Aumenta o volume;
  • Seta para esquerda ou direita: retrocede ou avança;
  • Barra de espaço: Play / Pause;
  • T: Liga ou desliga as legendas.

Pronto! Agora você já pode organizar e reproduzir todo o conteúdo de mídia que você possui em seu computador com comodidade.