Quando você está em um ambiente com uma conexão Wi-Fi, logo ela é a preferida para se fazer o acesso à internet no celular. Apesar da sua comodidade, esquecer este tipo de conexão ativa quando o aparelho não está mais em uso pode fazer com que a sua bateria se esgote bem rapidamente.

O Android, por padrão, não conta com um mecanismo eficiente para desabilitar o recurso da conexão Wi-Fi automaticamente, fazendo com que o smartphone mesmo que não conectado, procure uma rede para ser acessada. A seguir, veja como fazer o Wi-Fi do seu Android ser desligado automaticamente para algumas situações.

publicidade

Importante

Assim como foi dito acima, para realizar esta tarefa de desligar automaticamente o Wi-Fi não é nativo do sistema. Para isto será necessário obter um aplicativo gratuito que está disponível na Google Play.

publicidade

Obtendo o aplicativo e fazendo sua configuração

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Better Wifi On/Off;
  2. Ao abrir o programa pela primeira vez, toque em “Dismiss” e, então, clique no ícone indicado na imagem abaixo para acessar suas opções;

    Reprodução

  3. Deslize o menu de opções para baixo e habilite o “Expert mode”;

    Reprodução

  4. Neste momento, você estará de volta a tela inicial do aplicativo. Assim, toque mais uma vez no ícone para entrar nas “Opções” do programa e marque a opção “Off When screen off”. 

    Reprodução

Pronto! Neste momento, toda vez que o seu celular for bloqueado ou tiver a sua tela desligada, o Wi-Fi ficará desabilitado, salvando um pouco da bateria do aparelho. Por fim, você também pode deixar marcada a opção “Start on boot”, que fará com que o aplicativo seja iniciado junto com o sistema para não ter que ser inicializado manualmente toda vez que ligar o celular.

publicidade

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!