O Google Assistente, assim como o seu nome sugere, é o assistente virtual padrão que acompanha os celulares com o Android. Apesar de ter se popularizado bastante devido ao grande número de recursos que traz, muitas pessoas ainda não gostam de usar a funcionalidade, seja pelo famoso “Ok Google” ou pressionando e segurando o botão home de seu aparelho.

Felizmente, no Android, caso você não seja grande fã do Google Assistente, é possível chamar outro aplicativo em seu lugar ao pressionar e segurar o botão home. A seguir, confira como fazer o Android abrir outro aplicativo no lugar do Google Assistente.

Importante

Para realizar a tarefa mencionada acima é necessário fazer a instalação de um programa no Android, mas que é gratuito e pode ser obtido pela Google Play. Além disto, é importante mencionar que o processo a seguir é completamente reversível, ou seja, a qualquer momento você pode voltar a chamar o Google Assistente pelo botão home.

Como substituir o Google Assistente

Além das ressalvas feitas acima, antes de prosseguir, saiba que você poderá continuar chamando o Google Assistente pela barra de buscas que fica na tela inicial de seu dispositivo, mas não pelo “Ok Google”. Desta forma, ao menos parte da funcionalidade do assistente virtual não é perdida. Dito isto, segue o passo a passo:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Assist Mapper;
  2. Ao abrir o programa pela primeira vez, toque em “Aplicativo auxílio aparelho” e selecione o “Assist Mapper” na lista que aparece;

    Reprodução

  3. Na mensagem que surge, clique em “Concordo” e então no botão “Voltar” de seu aparelho;

    Reprodução

  4. Neste momento, você deverá ver uma lista de aplicativos que estão instalados em seu aparelho. Sendo assim, use a barra de pesquisas para encontrar o aplicativo desejado e selecione. Ao ter que escolher o app na relação, note que ela mostrará todos os processos do programa. Logo, você precisa escolher o primeiro item relacionado a ele, ou seja, o que ficar no topo dos resultados.

    Reprodução

Pronto! Depois de ter realizado as configurações acima, você já pode usar o botão Home do seu aparelho para abrir o programa que foi definido sem sequer precisar reiniciá-lo. Para reverter as alterações promovidas pelo tutorial, basta realizar a desinstalação do Assist Mapper do celular.