Não é a função principal de um smartphone, mas você já deve ter utilizado o seu aparelho como lanterna alguma vez, seja para procurar algo que caiu no chão, para iluminar um lugar ou qualquer outra situação. Apesar de ser simples ativar a lanterna pela barra de notificações do Android, isto não quer dizer que este seja o caminho mais fácil ou a única opção para realizar esta tarefa.

Esta simples tarefa pode ser realizada de formas diferentes no Android com o uso de alguns aplicativos que permite ativar a lanterna de diferentes formas, como ao balançar o celular, por exemplo. A seguir veja 6 maneiras diferentes de ativar a lanterna no celular.

publicidade

Ligar a lanterna com o botão power

Um dos métodos disponíveis para ligar a lanterna sem ser pelo caminho convencional fica pelo uso do botão Power, o mesmo que liga seu aparelho. Com o aplicativo certo, ao pressionar 3 vezes o botão Power a sua lanterna pode ser ativada. Veja:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Power Button Flashlight;

    Reprodução

  2. Ao abri-lo pela primeira vez, na mensagem que aparece, toque em “Ok” e deixe a opção “Power button” como “On”;

    Reprodução

  3. Caso queira trocar o intervalo de tempo para pressionar o botão “Power”, basta tocar no ícone da engrenagem e definir o valor desejado na primeira opção.

    Reprodução

Agora, ao pressionar o botão Power 3 vezes durante o intervalo definido, o seu celular ligará a lanterna.

publicidade

Ligar a lanterna pelos botões de volume

Outra alternativa ainda recorrendo aos botões físicos do aparelho, é usar o controle de volume dele para ligar a lanterna. Confira como fazer:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Torchie – Volume Button;

    Reprodução

  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, toque em “Percebi!” na mensagem que aparece e habilite a chavinha que está ao lado de “Funcionalidade Torchie”;

    Reprodução

  3. Na mensagem que surge, clique em “Activa”, localize o item “Torchie Quick” e ative-o.

    Reprodução

Depois de ter realizado estas configurações, basta segurar os botões de aumentar e diminuir volume juntos para ligar a lanterna do aparelho.

publicidade

Ligar a lanterna ao chacoalhar o aparelho

Por fim, a última solução desta lista para ligar a lanterna do aparelho não envolve o uso dos botões físicos. Assim, com ela, basta balançar o celular para acionar o recurso. Veja como prosseguir:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Luz de Abanar;

    Reprodução

  2. Ao abrir o aplicativo, na mensagem que surge, toque em “Confirmar” e balance o celular. Uma permissão será solicitada, conceda-a.

    Reprodução

Pronto! Agora, ao balançar o celular, a lanterna do aparelho já será ativada. Ao entrar nas configurações do aplicativo, você pode alterar a intensidade necessária para que o recurso acabe ativado.

publicidade

É preciso lembrar que os métodos demonstrados acima podem ser utilizados em conjunto. Desta forma, você não precisa ficar preso a uma forma de ligar a lanterna, já que não existe conflito entre os aplicativos.