É através das configurações rápidas do Android que você pode ativar e desativar diferentes configurações do sistema, como conexão Wi-Fi, modo avião ou rotação de tela. No entanto, você pode dar ainda mais utilidade a esse recurso do sistema usando o App Tiles, uma solução simples para adicionar qualquer aplicativo que você deseja às configurações rápidas.

Fazendo isso, você torna muito mais prático o acesso a um ou mais apps usados com frequência, bastando arrastar para baixo a cortina de acesso rápido.

publicidade

Primeiro, crie seus atalhos

Desde o Android Nougat, é possível personalizar as configurações rápidas, que agora podem ser otimizadas com novos botões de aplicativos de terceiros. Se você perder um serviço de vista, o App Tiles é um aplicativo muito simples para que você possa iniciar qualquer aplicativo a partir das notificações.

Para começar, você deve baixar o aplicativo na Google Play Store. Depois disso, ao abri-lo, a primeira coisa que você verá é uma janela de confirmação sobre a personalização dos anúncios. Você escolhe se deseja que eles sejam baseados em seu perfil (Sim, eu concordo) ou não (não, obrigado).

publicidade

Você verá anúncios iguais sempre que adicionar um aplicativo: a diferença é se eles serão baseados em seu perfil de publicidade ou não. 

Reprodução

publicidade

Para o resto, você tem um total de seis slots que poderá personalizar com aplicativos para adicionar às configurações rápidas. Você não precisa usá-los todos. Toque em “Selecionar” para abrir a janela de seleção de aplicativos. Bem, antes disso, você verá um anúncio em tela cheia.

Reprodução

publicidade

Você pode repetir o processo quantas vezes desejar para adicionar outros aplicativos personalizados, caso contrário, não será necessário fazer mais nada no aplicativo.

Agora é a vez de personalizar as configurações. Hora de abrir as configurações rápidas no Android.

Em seguida, adicione-os às configurações rápidas

A maneira exata de fazer isso pode variar ligeiramente de uma customização do Android para outra. No Android puro, você deve exibir as notificações e tocar no ícone de lápis. Na Samsung (abaixo), você tem que tocar no menu e escolher “Ordem dos botões”.

Na parte inferior da tela de edição, as grades que não estão em uso são exibidas, incluindo as seis criadas pelo aplicativo. Eles são mostrados com o nome genérico de App 1, App 2, etc. Não é muito explicativo, embora quando você completar as mudanças o nome mudará para um mais lógico.

Reprodução

Coloque os botões onde quiser, aceite as alterações. Depois disso, você verá que cada atalho muda para mostrar a primeira letra do nome do aplicativo como um ícone. Pode não ser muito bonito, mas cumpre a função.

Agora, quando você quiser iniciar um desses aplicativos, poderá fazê-lo diretamente no painel de notificações, sem precisar entrar nas telas de aplicativos.