O sistema operacional Android Nougat (7.1.1) levou para alguns smartphones a possibilidade de realizar tarefas através de atalhos de aplicativos. Assim como no iPhone, quando o usuário pressiona um aplicativo por um tempo, ele oferece uma lista de tarefas que podem ser acessadas.

Veja uma lista com oito atalhos úteis:

  1. Liberar espaço de armazenamento
    Uma das maneiras mais rápidas de limpar a memória do Android é excluindo todas as fotos ou vídeos que você já tenha feito backup para a nuvem. Para fazer isso de forma mais prática, basta segurar o aplicativo do Google Fotos até aparecer a opção “Espaço livre”.
  2. Criar lembretes
    Pressionando o app de Calendário é possível criar eventos e criar lembretes. Na segunda opção, o usuário é levado para a página de lembretes do calendário.
  3. Mensagens
    Ao tocar no ícone das mensagens, geralmente o usuário é levado para uma tela com todas as conversas. Mas, se segurar o app, ele lista as conversas mais recentes e a opção “Nova conversa”.
  4. Digitalizar um documento
    Você pode scanear um documento através do Google Drive. Basta pressionar o ícone e selecionar a opção “Scanear”; também é possível fazer uploads de arquivos sem abrir o aplicativo. 
  5. Play Music
    Ao invés de abrir o Play Music e procurar sua lista de playlist, você pode segurar o ícone e tocar na opção “Minha biblioteca”.
  6. Gravar áudio
    Para gravar notas de áudios com maior rapidez, pressione o Google Keep e toque em “Nova nota de áudio”.
  7. Contatos
    Se quiser adicionar um novo contato, pressione o ícone do telefone e toque em “Novo contato”; você também pode ligar para os contatos que falou recentemente. 
  8. Selfies
    No aplicativo da câmera é possível tirar uma selfie ou gravar um vídeo automaticamente.

[PC World]