8 aplicativos que mantêm seu smartphone seguro (e não são antivírus)

Quando você pesquisa no Google o termo “aplicativos de segurança”, você recebe uma lista muito extensa de aplicativos antivírus e anti-malware. Infelizmente, essa é uma visão muito estreita do que há na própria Google Play. Existem vários aplicativos que podem aumentar sua segurança sem ser antivírus. A maioria deles é bastante fácil de usar e não consomem uma tonelada de recursos do aparelho. Veja alguns aplicativos que ajudam a manter seu sistema protegido.

 

1. Bouncer

Reprodução

Bouncer é um dos mais novos aplicativos de segurança. Ele gerencia suas permissões. Nem sempre queremos que algum aplicativo tenha permissão de acesso o tempo todo. O Bouncer é um “gerente” das permissões. Você pode, por exemplo, ativar a localização no Facebook e o Bouncer pergunta se você deseja apenas temporariamente. No tempo determinado ele removerá automaticamente a permissão. Dessa forma é possível usar aplicativos mais livremente, sem se preocupar em entrar nas configurações a todo momento que você não quer que vejam sua localização. Ele tem o preço de R$ 3,59, mas vale a pena. Além evitar bisbilhoteiros, o Bouncer também pode programar quaisquer outras permissões, como, por exemplo, qual app pode acessar sua câmera e assim por diante.

Download do Bouncer


2. Encontre Meu Dispositivo do Google

Reprodução

Encontrar meu dispositivo do Google costumava ser o “Gerenciador de dispositivos Android”. O nome mudou, mas o aplicativo ainda faz a mesma coisa, que é rastrear a localização do seu smartphone. O aplicativo também pode reproduzir sons para facilitar a localização. Também pode resetar seu dispositivo, mostrar uma mensagem e bloquear remotamente seu telefone. Destacamos nele a ferramenta de reset de dados. Isso mantém o aparelho seguro, mesmo que não consiga mais recuperar suas fotos e vídeos (por isso é sempre bom usar o Google fotos). Este é totalmente gratuito, sem publicidade e sem compras no aplicativo.

Download do Encontre meu dispositivo do Google


3. GlassWire: monitor de Uso de Dados

Reprodução

GlassWire é um dos mais novos aplicativos de segurança. Ele permite que você veja quais aplicativos estão consumindo seus dados. Você recebe um gráfico em tempo real que mostra a quantidade de dados que seus aplicativos estão consumindo. Além disso, você receberá alertas para informar quando um novo aplicativo estiver sugando dados. Essa é uma ótima maneira de controlar seus aplicativos mais famintos. Mais do que isso, é possível ver qualquer atividade estranha que possa estar acontecendo em segundo plano. Seu principal uso é garantir que você não atinja seu limite da franquia da operadora.

Download do GlassWire


4. Haven: Keep Watch (BETA)

Reprodução

Haven também é um app recente de segurança, tanto que está na versão beta. Ele permite que você transforme um segundo dispositivo em um dispositivo de segurança. Funciona alertando-o sempre que o dispositivo de segurança for “perturbado”. Por exemplo, se você deixar o smartphone de segurança em sua bagagem e alguém mover sua mala, o aplicativo avisará você. Ele também pode gravar sons, detectar alterações na luz (digamos, alguém abriu sua bagagem) e detectar perda de energia se o dispositivo estiver conectado. O aplicativo é totalmente gratuito, ao menos ainda nesta versão beta. E como ainda não é uma versão definitiva, pode haver erros. Mas, algo que é novo, sempre precisa de testes. Portanto, realize algumas operações em casa antes de usa-lo em viagens, por exemplo.

Download do Haven: keep watch (beta)


5. LastPass Password Manager

Reprodução

O LastPass é um dos melhores aplicativos gerenciadores de senhas que existem. Ele permite que você armazene senhas de sites, PINs e outras informações confidenciais para recuperação rápida. Está tudo escondido atrás de uma senha mestra de sua escolha. É infinitamente mais seguro do que apenas colocar essa informação em qualquer outro lugar. A versão gratuita fornece a maioria dos recursos. A versão pro adiciona alguns recursos, algumas opções de sincronização e algumas coisas mais. mas usando a versão free já é possível proteger suas senhas e, caso algum item que não esteja disponível gratuitamente, basta você comprar. É um dos aplicativos de segurança mais importantes, já que senhas liberam tudo.

Download do LastPass Password Manager


6. Resilio Sync

Reprodução

O Resilio Sync permite criar seu próprio armazenamento em nuvem. Ele transforma seu computador comum de uso cotidiano em um servidor de armazenamento em nuvem. O aplicativo ajuda você a sincronizar arquivos entre seu PC e telefone. Pense nisso como o Google Drive ou Dropbox, mas de uma forma que somente você sabe (e tem certeza) onde seus arquivos estão em todos os momentos. Isso é ótimo para dados mais confidenciais. Também é ótimo para aqueles que não confiam no armazenamento em nuvem.. O aplicativo é fácil de usar, mesmo para iniciantes. Também é totalmente gratuito. E é um dos aplicativos de segurança mais subestimados.

Download do Resilio Sync


7. Signal Private Messenger

Reprodução

Simplesmente é uma alternativa ao WhatsApp, Telegram e SMS. A intenção é usa-lo de forma que ninguém saiba que há outro app de comunicação em seu telefone. E é mais seguro do que os outros apps de mensagens, com criptografia avançada nas mensagens, chamadas telefônicas e SMS. Na verdade, ele ficou famoso depois de ser usado por ninguém menos do que Edward Snowden, o agente da NSA, agência de segurança nacional dos EUA. É totalmente gratuito e sem compras no app.

Download do Signal Private Messenger


8. Projeto Tor (quatro aplicativos)

Reprodução

O Projeto Tor é provavelmente uma das escolhas mais óbvias de segurança e privacidade em praticamente qualquer plataforma. Infelizmente, seus aplicativos para Android não são tão robustos quanto as versões de computadores, mas estão chegando lá. Por enquanto, você tem acesso ao Orfox, ao Navegador Tor (ainda em versão beta!) E ao Orbot, que é um aplicativo proxy que ajuda outros aplicativos a usar a tecnologia do Tor para permanecerem anônimos. O navegador ainda está em construção, mas não temos notícias de erros. O Orbot é definitivamente um aplicativo sólido que vale a pena baixar. O projeto também lançou recentemente Ooniprobe, um aplicativo que permite verificar se sua Internet está bloqueando sua conexão com alguns sites. Todos estes são excelentes aplicativos de segurança para aqueles que são usuários um pouco mais avançados.

Download dos 4 apps do Projeto Tor


Curtiu os apps? Se você conhece algum outro aplicativo ou tem alguma sugestão de matéria, escreva as sugestões nos comentários abaixo.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ