Se você está entre as pessoas que arrancaram a tecla Windows do teclado por pura irritação, temos uma má notícia: ela é uma tecla bem útil. Embora a Microsoft não faça exatamente um trabalho maravilhoso em explicar para que ela serve, a verdade é que a tecla pode facilitar algumas tarefas cotidianas de quem usa bastante o PC.

Abaixo, mostramos sete atalhos de teclado bem interessantes que você pode usar com essa tecla. Eles funcionam com praticamente todas as versões do Windows que têm suporte para ela. Os GIFs ajudam a ilustrar as utilidades que esses recursos podem ter. Confira:

1. Voltar rapidamente para a área de trabalho

Já aconteceu de você abrir um monte de janelas e não conseguir voltar mais para a área de trabalho? Ou de precisar subitamente minimizar todas as janelas que você abriu? A maneira mais rápida de se fazer isso é usando a tecla Windows. Apertar Windows + D faz com que o computador volte imediatamente para a área de trabalho. É quase como apertar o botão Home em um iPhone.

publicidade

2. Controlar o tamanho das janelas

Há maneiras muito rápidas de se controlar o tamanho e o formato das suas janelas usando a tecla do Windows. Windows + seta para cima, por exemplo, faz a janela atual ocupar a tela inteira; para voltar, basta apertar Windows + seta para baixo, e apertar isso novamente minimiza a janela. Além disso, também é possível apertar Windows + as setas para os lados para fazer com que a janela atual ocupe a metade esquerda ou direita da tela.

3. Tirar prints mais rapidamente

Normalmente, se você aperta a tela “PrintScreen”, depois precisa abrir o Paint, colar a imagem lá e salvar o arquivo. Um jeito mais rápido de fazer esse processo todo é apertar Windows + PrintScreen. Quando você faz isso, o Windows tira um print da tela e já salva ele como um arquivo na pasta “Imagens” do seu computador.

4. Travar a tela do computador

Precisa sair rapidamente mas não quer deixar o computador destravado? Basta apertar Windows + L. Fazer isso travará imediatamente a tela do seu computador, e será necessário inserir sua senha para poder voltar depois. 

5. Dar zoom na tela

Pouca gente sabe que é possível dar “zoom” em um pedaço da tela. Mas não só isso é possível como há um atalho do Windows só para a função. Se apertar Windows e a tecla + ao mesmo tempo, você dará zoom na tela. Para voltar, basta apertar Windows e a tecla -.

6. Abrir o Explorador de Arquivos

O Explorador de Arquivos é uma das janelas mais úteis e importantes do Windows, então faz sentido que ele tenha um atalho de teclado só para ele. Esse atalho é Windows + E. Apertar essas duas teclas fará com que o explorador se abra como janela ativa imediatamente.

7. Abrir o menu Iniciar

Esse é o único que todo mundo conhece. Não deve haver no mundo uma única pessoa que nunca apertou a tecla Windows sem querer e interrompeu o que estava fazendo. Mas se esse é o seu caso, saiba que apertar a tecla Windows em qualquer momento abre o Menu Iniciar, não importa onde você estiver.