A atualização para o iOS 12 chegou aos donos de iPhone recentemente, e muitas pessoas estão reclamando sobre a duração da bateria após ter atualizado o sistema. Este problema chega a ser recorrente, mas os usuários deste sistema podem realizar algumas configurações no sistema de forma a prolongar a vida da bateria.

Se você se sentiu afetado pela atualização em relação a autonomia da bateria, o Olhar Digital separou algumas dicas para amenizar o problema. Confira:

publicidade

Encontrar aplicativos com maior gasto

Com um recurso nativo do próprio iOS você consegue saber facilmente quais são os aplicativos que estão consumindo mais bateria do aparelho. Veja como usá-lo:

publicidade
  1. Acesse a tela de “Ajustes” e entre em “Bateria;

    Reprodução

  2. Deslize a tela para baixo e veja a relação de aplicativos que mais gastaram bateria.

    Reprodução

Nesta mesma tela, aproveite para usar a opção “Modo pouca energia” em momentos que o celular já esteja com a carga baixa. Assim, o próprio iOS tomará conta de desativar alguns processos que não são essenciais para o funcionamento do sistema.

Desligar atualizações automáticas e processo que rodam em segundo plano

publicidade

Por padrão, o iOS deixa que alguns aplicativos sejam atualizados automaticamente por meio da App Store downloads no aparelho sejam realizados em segundo plano. Apesar de sempre serem executados em uma conexão Wi-Fi e não implicarem em gastos na franquia de dados, eles acabam consumindo a bateria do aparelho. Para desabilitá-los, siga estes passos:

  1. Acesse a tela de “Ajustes” e entre em “Itunes Store e App Store”;

    Reprodução

  2. Desmarque a opção de “Atualizações”.

    Reprodução

Além do que foi mencionado acima, alguns aplicativos também executam processos em segundo plano, que podem vir a gastar a bateria mais rapidamente. Para desabilitá-los, siga estes passos:

publicidade
  1. Na tela de “Ajustes”, entre em “Geral”;

    Reprodução

  2. Toque em “Atualização em 2º plano” e desmarque os aplicativos que não sejam essenciais.

    Reprodução

Desabilitar notificações desnecessárias

Esta pode parecer uma dica simples, mas a verdade é que ao usar o celular com muitos aplicativos rodando processos em segundo plano, o envio constante de notificações por parte deles também afetam a bateria. Sendo assim, veja como desabilitar algumas notificações:

  1. Entre na tela de “Ajustes” e deslize a tela para baixo até chegar na lista de aplicativos que estão instalados;

    Reprodução

  2. Ao entrar em um deles, clique em “Notificações” e desmarque a opção “Permitir notificações”.

    Reprodução

Desabilitando serviços de localização

Se os aplicativos que você utiliza no iPhone não dependem diretamente de detectar a sua localização atual. Assim, pode ser uma boa alternativa desabilitar este recurso para determinados aplicativos. Saiba como fazer:

  1. Na tela de “Ajustes”, entre em “Privacidade”;

    Reprodução

  2. Entre em “Serviços de Localização”, selecione um aplicativo e mude-o para a opção “Durante Uso do App” ou “Nunca”.

    Reprodução

Ajustando o brilho e zoom da tela

Deixar o brilho da tela sempre alto pode até parecer bonito e facilitar a visualização dos itens no celular, mas isso acaba gastando mais a bateria. Para fazer um ajuste nesse quesito, siga estes passos:

  1. Acesse a tela de “Ajustes” e entre em “Tela e brilho”;

    Reprodução

  2. Se possível, diminua o brilho e mantenha o “Zoom da tela” no modo de visualização padrão. Deixar a tela com os itens aumentados também pode contribuir para um consumo mais rápido da carga da bateria.

    Reprodução

Desabilitar processos da Siri

A assistente virtual do iOS pode ser bastante útil para realizar algumas tarefas, mas mesmo quando não está em uso roda processos para que ela possa ser acionada a qualquer momento. Se você não sente a necessidade de usá-la a todo momento, veja a seguir como desabilitar alguns destes processos:

  1. Na tela de ajustes, entre em “Siri e busca”;
    Reprodução
  2. Desabilite a opção “Ativar ao Ouvir E aí Siri”.

    Reprodução

As dicas foram demonstradas no iOS 12, mas elas também servem para quem ainda está usando uma versão anterior do sistema. Com elas já é possível economizar uma boa carga da bateria ao usar o iOS.