O Chromecast é um dispositivo muito útil. Com um preço razoavelmente barato, é possível conectar um televisor à internet de uma forma fácil e rápida de configurar, com uma interface que traz várias vantagens sobre uma Smart TV convencional.

No entanto, muitos usuários se limitam a apenas dar ordens para que o dispositivo reproduza vídeos do YouTube e da Netflix. Não há qualquer problema em usar o aparelho desta forma, mas é bom saber que ele é muito mais capaz do que apenas isso.

Veja alguns dos recursos que você pode estar ignorando no Chromecast.

Leia também: para que serve o Chromecast?

publicidade

Joguinhos

O Chromecast não vai substituir um console de videogame, mas alguns games fazem um bom uso do aparelho. Os jogos são transmitidos para o televisor, e o seu celular ou tablet acaba funcionando como um controle. Existem dezenas de jogos compatíveis com Chromecast para download no Google Play, mas também existem alguns games compatíveis no iOS que também funcionam com o dispositivo.

Ouça suas músicas

Você não precisa do Chromecast Audio para reproduzir suas músicas por streaming. O Chromecast normal também faz isso usando os alto-falantes da sua TV. Tanto o Google Play Música quanto o Spotify possuem suporte ao dispositivo. Crie sua playlist, toque no botão “Cast” e pronto.

Use para ver fotografias

O Chromecast possibilita duas opções para quem quer usar a TV como um slideshow. Você pode selecionar as fotos incríveis que o Google oferece, que mostram obras de artes, paisagens e imagens de satélite. No entanto, você também tem a opção de usar suas próprias imagens.

Para isso, você precisa entrar no menu do aplicativo Google Home, tocar no ícone do menu hambúrguer no canto superior esquerdo, ir até a opção Dispositivos e selecionar o Chromecast que você deseja configurar. Se você quiser, pode escolher entre as opções do próprio Google ou suas imagens de álbuns do Facebook ou do Google Fotos.

Assista a vídeos em silêncio

Vamos supor que é noite, e você não quer incomodar vizinhos ou familiares. Um aplicativo chamado LocalCast permite que você assista ao conteúdo sem emitir baralho da TV. O que o app faz é transmitir o som para o seu celular, permitindo que você assista ao vídeo na telona da sua TV, mas use o fone de ouvido para ouvir o som pelo smartphone.

Transmita sua tela

O aplicativo que você está usando não é compatível com o Chromecast? Sem problemas. O dispositivo permite que você transmita a tela do seu celular diretamente para o dispositivo se não houver outra opção. Também é bastante útil para apresentações, quando há o interesse de mostrar alguma coisa específica no celular do usuário.

Permita que seus convidados escolham vídeos

O Chromecast possui uma função que possibilita o Modo Convidado. Isso significa que mesmo sem acesso à sua rede Wi-Fi, é possível escolher o que a TV exibirá. A ferramenta funciona para qualquer pessoa a menos de 7,5 metros de distância; se houver falha, também é possível incluir um PIN de quatro dígitos exibido pelo dispositivo no seu celular para permitir a integração.