Por ser um sistema mais aberto, o Android tem como grande vantagem a personalização, enquanto o iOS é mais fechado e não permite que o usuário modifique todos os cantos dele.

As possibilidades são muitas, e separamos cinco coisas que só usuários do Android podem mudar no sistema operacional – quem tem iOS não pode fazer nada disso.

publicidade

Troque o launcher e modifique a tela inicial

O que usuários de Android se referem como “launcher” é um app que ocupa a tela inicial do smartphone. Você pode alterar esse app e, assim, mudar completamente a forma como as coisas são exibidas no aparelho.

publicidade

Existem opções como o potente e extremamente customizável Nova Launcher. A instalação dele abre mais possibilidades de modificações: você consegue mudar os ícones da tela inicial, definir uma ação para quando tocar o botão Home e até mesmo esconder apps da gaveta de aplicativos.

Ouras opções de launcher incluem Evie Launcher, Arrow Launcher e o Yahoo Aviate Launcher.

publicidade

Adicione widgets à tela inicial

O iOS tem suporte a widgets, mas eles ficam restritos à tela “Visualização para Hoje”. No Android, eles podem ser posicionados na tela inicial do smartphone.

publicidade

Você pode adicionar widgets com data, tempo, previsão de tempo, pode ver sua caixa de entrada com mais facilidade, escolher músicas para tocar a partir da tela inicial e muito mais.

Mude o navegador padrão

O iOS permite a instalação de navegadores diferentes do Safari, mas o Android dá mais liberdade aos usuários, permitindo até mesmo definir novos browsers como o padrão do dispositivo.

Quando você abre um link no smartphone depois de instalar um novo navegador, vai encontrar uma tela com a opção de escolher qual app será usado. Se quiser mexer manualmente, é só entrar em “Configurações” > “Aplicativos” > “Aplicativos padrão”.

No iOS, você fica preso ao Safari como o navegador padrão, enquanto no Android pode escolher qual vai usar.

Mude o app padrão de mensagens SMS

Além do navegador, você pode mexer no app padrão para mensagens SMS no Android. E as opções não são poucas: mesmo o Messenger do Facebook e o Google Hangouts têm poderes de enviar e receber torpedos SMS, além de vários outros apps do tipo encontrados na Google Play Store.

Existem apps que permitem, por exemplo, sincronizar mensagens SMS do smartphone para o computador – o Pushbullet é um desses, e você consegue gerenciar as mensagens pelo PC.

Mexa na tela de bloqueio

A tela de bloqueio pode ser muito mais útil com a instalação de novos apps, como o Next Lock Screen, da Microsoft. Com ele, o usuário pode definir atalhos que aparecem na tela de bloqueio para recursos como Wi-Fi, lanterna, Bluetooth, dados móveis e mais.