A câmera é um dos componentes mais importantes de qualquer celular hoje dia, considerando a quantidade de fotos que tiramos e compartilhamos diariamente com nossos amigos, familiares e até com desconhecidos.

Há aplicativos para Android que usam o sensor de fotografia do aparelho de um jeito diferente do que o app padrão de câmera faz. Com esses apps, dá para mudar radicalmente o visual das suas imagens sem ter que gastar horas num programa de edição no PC.

publicidade

Pensando nisso, listamos cinco aplicativos gratuitos para Android que dão uma nova cara às fotos e vídeos feitos com o seu celular. Confira:

Retrica – clique aqui para baixar pelo Google Play

publicidade

Um dos mais conhecidos e antigos da lista, o Retrica é um app recheado de filtros, adesivos e outros truques desenhados para incrementar suas fotos. Há uma coleção imensa de tons coloridos e desenhos animados que você pode colocar acima das suas fotos e vídeos. Dá até para fazer GIFs com ele.

Reprodução

publicidade

Prisma – clique aqui para baixar pelo Google Play

Inteligência artificial é a chave do Prisma. Usando redes neurais, o app consegue aplicar o estilo de artistas profissionais às suas fotos, deixando-as com a aparência de uma pintura. Dá para editar a intensidade do filtro e até para selecionar apenas um dos planos como o alvo do tratamento.

publicidade

Reprodução

Camcorder – clique aqui para baixar pelo Google Play

Este app é para os saudosistas. O Camcorder aplica um filtro de câmera dos anos 1990 aos vídeos feitos com o celular. As imagens ganham glitches, um tom acizentado e as marcas digitais de tempo e data que são típicas de filmes caseiros feitos para VHS.

Reprodução

Retroboy – clique aqui para baixar pelo Google Play

Entusiastas da tecnologia vão reconhecer de cara os filtros presentes no Retroboy. O aplicativo dá um visual eletrônico retrô às fotos e vídeos com seis opções de filtros: Game Boy, Macintosh, PXL-2000, CPC464, Commodore 64 e Roy Lichtenstein. Além de várias outras opções de edição.

Reprodução

Instamini – clique aqui para baixar pelo Google Play

Mais uma para os saudosistas. Instamini é um app que reproduz o estilo e a interface de uso das câmeras analógicas da Polaroid de alguns anos atrás. Você visualiza a imagem por um pequeno viewfinder, espera a imagem ser virtualmente impressa e ainda tem que chacoalhar o celular para revelar. Tem até um limite de filmes: após usar os dez que vêm no app, você precisa esperar seis horas para usar de novo. Ou você pode pagar pouco mais de R$ 2 por mês para ter filmes ilimitados.

Reprodução