Acontece bastante especialmente com smartphones mais antigos: todas aquelas atualizações de softwares, aqueles apps instalados e fotos tiradas ocupam quase todo o espaço disponível no aparelho, e fica cada vez mais difícil conseguir enfiar mais coisa nele.

Abaixo separamos algumas dicas rápidas para você conseguir liberar um espaço extra no seu smartphone, que vão desde a sugestão de apagar apps antigos a usar melhor o backup de imagens oferecido por alguns serviços.

Limpe cache de aplicativos

Os apps que você usa não ocupam espaço apenas por estarem instalados – eles também guardam arquivos em cache, e isso pode ocupar desde alguns kilobytes a muitos megabytes.

publicidade

Para liberar espaço no seu dispositivo, vá até a área de Configurações e entre em Aplicativos. Toque em qualquer app para encontrar informações sobre ele: entre em Armazenamento e toque em Limpar Cache para apagar esses arquivos.

Esvazie a pasta de downloads

Talvez você nem perceba, mas acaba baixando muitas coisas na internet – como imagens, por exemplo, para enviar para amigos no WhatsApp. Por isso, é bom de tempos em tempos esvaziar a pasta de downloads do Android, e felizmente isso é bem fácil de se fazer.

Abra a gaveta de apps e busque pelo “Downloads” (se não encontrar um app separado, use um gerenciador de arquivos para buscar a pasta de downloads). Apague tudo o que estiver lá dentro que você não quer mais usar.

Apague fotos enviadas para a nuvem

O Google Fotos envia automaticamente todas as suas fotos para a nuvem – se você ativar o recurso, claro – e, com elas guardadas em outro lugar, não faz muito sentido que elas ocupem espaço precioso no seu smartphone, certo? Então é só apagar o que você não quer mais manter no aparelho.

Abra o app do Google Photos e, no menu, toque em “Liberar espaço”. O serviço vai calcular automaticamente quanto espaço pode ser liberado apagando fotos já na nuvem, e é só tocar em “Ok” para começar.

Desinstale apps pouco usados

Pode ser difícil para alguns, mas às vezes é preciso fazer uma limpeza nos apps que estão instalados no smartphone, e aqueles que você não usa muito – ou não usa há muito tempo – podem muito bem ser removidos. Também existem aqueles que só foram usados uma vez, ou os que podem ser substituídos por algum outro já instalado. Organizar apps é sempre um ótimo jeito de manter espaço livre no smartphone.