O Whatsapp possui alguns recursos tão simples que acabam passando desapercebidos. E, apesar de simples, são bem úteis. Acompanhe essas três dicas para otimizar o uso do aplicativo e do smartphone.

Como economizar sua cota de dados da rede móvel

Com o WhatsApp, você pode preservar a quantidade de dados que usa no seu plano de dados 4G e até mesmo no Wi-Fi de sua casa. Isso pode ser especialmente útil se você tiver contatos que enviam muitas fotos e vídeos. É possível encontrar esse recurso acessando “Configurações” e, seguida, “Dados e armazenamento”. Na tela seguinte você pode decidir se quer baixar fotos, áudio, vídeos e documentos somente através de Wi-Fi, do Wi-Fi e celular ou mesmo não baixar nenhuma mídia nunca. Além disso você também pode marcar a última opção se utilizar o Whatsapp para fazer chamadas telefônicas.

Reprodução

Edite as fotos e vídeos que você envia para seus contatos

Antes de enviar fotos e vídeos no WhatsApp, você pode fazer algumas edições. Isso é útil para personalizar uma mensagem ou cortar uma parte de um vídeo para não ficar tão pesado para enviar. Por exemplo, é possível cortar parte de uma foto, adicionar adesivos, escrever texto e desenhar com uma ferramenta de lápis. E com os vídeos também é possível usar todas essas ferramentas e ainda cortar a duração. Isso pode ser feito tocando nos ícones de edição no canto superior direito da foto e do vídeo que você selecionou no rolo da câmera antes de enviá-lo aos seus contatos.

publicidade

Reprodução

Como impedir que mídias ocupem espaço no smartphone

Por padrão, o WhatsApp salvará a mídia que você recebe no rolo da câmera. Isso pode acabar sobrecarregando seu espaço de armazenamento do telefone e até mesmo o serviço de armazenamento em nuvem que você usa. Se você quiser evitar que isso aconteça no iPhone,  acesse Configurações > bate-papo> desativar Salvar no Rolo da Câmera. No Android acesse as Configurações > Conversas > desmarque a caixa “mostrar mídia recém baixada na galeria do smartphone”.

Reprodução