Uma das maiores reclamações dos usuários do console PlayStation 4 é a velocidade do download de jogos. Com games pesados, geralmente com mais de 30 GB, é necessário possuir uma boa conexão para realizar o download de forma rápida. Porém, mesmo com um bom plano de internet, o download costuma demorar horas e, às vezes, até dias.

O tutorial abaixo explica como aumentar a velocidade dos downloads do PS4 de três formas diferentes. As duas primeiras técnicas são mais fáceis de serem executadas, enquanto a terceira exige mais esforço.

publicidade

Esqueça o Wi-Fi

Apesar de mais prática, a conexão Wi-Fi não é a mais indicada para quem quer ganhar velocidade na hora de jogar ou realizar downloads no PS4. Conecte um cabo LAN no roteador e no PS4 para que você possa usufruir de uma melhor conexão. 

publicidade

Altere o DNS

Cheque se a velocidade melhora alterando o DNS para 0.0.8.8 e o DNS secundário para 0.0.4.4. Para fazer isso, vá em “Configurações”, “Rede” e depois escolha a opção “Configurar conexão à Internet”. Na opção “Personalizada”, altere o DNS para o número descrito aqui (com os pontos).

publicidade

Altere o MTU

Caso a alteração do DNS não tenha surtido efeito, tente realizar a alteração do MTU. Esse um computador para identificar o melhor número para ser inserido no videogame.

publicidade

1. No Windows, abra o Prompt de Comando executando o comando “cmd” no menu Iniciar;

2. Digite “tracert -d www.google.com.br” e observe que serão exibidos uma série com 10 endereçosprocesso é um pouco mais complicado e vai exigir que você use  de IP. O primeiro deles geralmente é o da sua máquina. O segundo é o que você precisa anotar;

Reprodução

3. Agora digite “ping -f –l MTU IP”. No caso, substitua “MTU” por 1500, que é o número padrão do PS4. “IP” você substitui pela sequência numérica anotada no passo anterior. Ficaria algo como: “ping -f -l 1500 200.200.200.200”;

Reprodução

4. Se você receber a informação de que “o pacote precisa ser fragmentado…”, tente substituir o “1500” por outros números próximos, como “1490”, 1460”, entre outros. Para facilitar na hora de digitar o código novamente, pressione a tecla de seta para cima do teclado. Observe a média de ms dos MTUs utilziados e opte pela que você observar ser a mais rápida (com o menor número de ms). No nosso caso, foi 1450;

Reprodução

5. Agora é só ir nas configurações do videogame e alterar o numero da mesma maneira que você fez com o DNS – que você deverá deixar como “Automático”, ao utilizar essa solução.