O WhatsApp é um app de mensagens simples, prático e, o melhor de tudo, usado por todo mundo. Além disso, ele tem uma série de recursos que, se utilizados com sabedoria, pode tornar o aplicativo ainda mais legal de se usar. 

As dicas de hoje não requerem instalação de add-ons e são simples, mas úteis para gerenciar armazenamento no smartphone e não ser descoberto quando o usuário lê uma mensagem.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!

Vamos a elas:

publicidade

Veja quem está consumindo mais armazenamento e como gerenciar

É possível verificar quem ou qual grupo está lotando o armazenamento de seu telefone com mídias e textos. Basta ir em “Configurações > dados e armazenamento > Uso de armazenamento”. Então é exibida uma lista por ordem de tamanho, do maior para o menor, ou seja, um ranking de quem envia mais arquivos. 

Ao clicar em qualquer contato ou grupo exibidos, é aberta uma janela com uma lista da quantidade de fotos, gifs, videos, mensagens de áudio e documentos que este contato ou grupo tem deixado em seu telefone, assim como a quantidade de megabytes ocupados.

Reprodução

Clique em “gerenciar mensagens” para escolher os itens que você deseja apagar. Porém, só é possível apagar a categoria inteira, como, videos, por exemplo, e não é possível apagar item a item. Mas já é uma boa ferramenta para limpar itens grandes que estão ocupando espaço valioso no smartphone.

Como enviar relatórios de conversas

O WhatsApp permite que você faça o backup de seu histórico de bate-papo na nuvem, mas, e se você quiser enviar um registro de uma conversa específica para alguém ou apenas precisar guardar um registro? Para fazer isso, vá em “Configurações > conversas> Histórico de conversas” e escolha exportar conversa. 

Reprodução

A partir dele, o menu de conversas será exibido, permitindo que você escolha um histórico de bate-papo específico de um grupo ou um contato. Depois de escolher o bate-papo desejado, o WhatsApp perguntará se você deseja incluir mídia ou enviar apenas texto. Escolher a última opção é aconselhável se você quiser manter o tamanho final do arquivo mais enxuto. Em seguida você será direcionado para seu aplicativo de e-mail, onde o registro de bate-papo (no formato txt) será anexado automaticamente a uma mensagem. Agora basta enviar para quem deseja que receba a conversa, inclusive com cópia para você.

Leia mensagens e não seja descoberto pelo contato sem ativar nenhuma configuração

Contanto que você tenha as marcações azuis ativadas no app, as pessoas poderão ver a hora exata em que você leu o texto delas. Mas é possível desativar esse comprovante de leitura no seu telefone, mas no caso do WhatsApp Web há um truque bem melhor.

Se você estiver falando com alguém e quiser ler as mensagens dele sem que ele receba o marcador azul, veja como proceder:

  1. Abra o bate-papo na sua janela do WhatsApp;
  2. Abra um arquivo do Bloco de Notas (ou qualquer outra janela) e altere seu tamanho para que você possa ver o bate-papo completo do WhatsApp na Web em segundo plano;
  3. Clique no arquivo do Bloco de Notas e mantenha o cursor lá. Este é o passo crítico, pois o computador acha que você está trabalhando em uma janela diferente;
  4. As mensagens serão carregadas na janela de bate-papo em plano de fundo, que você pode ler, sem ser marcada como lida com os toques azuis. No momento, eles serão duplos em cinza, o que significa que as mensagens foram recebidas por você, mas não foram lidas;

    Reprodução

  5. Quando estiver certo em marcá-las como lidas, clique na janela de bate-papo do WhatsApp Web e essas marcações ficarão instantaneamente azuis.

A limitação deste método é que você só pode ler o conteúdo de um chat de cada vez. Mas esse truque não será utilizado com frequência, certo? É apenas para as situações de emergência e funciona muito bem.