O CCleaner é um dos softwares mais populares para cuidar da manutenção do computador. Depois que ele foi comprado pela Avast, porém, ganhou recursos controversos, entre elas uma função que compartilha dados da máquina do usuário para melhorar o algoritmo do programa.

Fazer uma manutenção constante no computador é essencial para manter o bom funcionamento dele, então o Olhar Digital separou uma lista de alternativas gratuitas ao CCleaner. Confira:

Glary Utilities

Contando uma interface bem organizada, logo ao acabar a instalação do programa, ele já analisa o tempo de boot do seu computador e oferece soluções para melhorá-lo. As demais ferramentas do programa também têm fácil acesso pelos ícones que ficam dispostos na parte de baixo dele.

publicidade

Reprodução

Como não poderia faltar, a opção para consertar problemas e melhorar o desempenho da máquina com um clique está presente na segunda guia do aplicativo. Outro destaque fica pelo remover de malwares embutido no programa, mas que não dispensa o uso de antivírus convencional para ter proteção em tempo real.

Wise Care 365

Para fazer a manutenção do computador, este aplicativo traz em todas as guias um botão “Otimizar”, que automatiza quase todas as tarefas. Apesar da facilidade de uso com ele, você ainda pode marcar as opções que achar mais pertinente para deixar o trabalho completo.

Reprodução

O seu destaque fica por conta de uma parte destinada a privacidade no computador, que além de apagar vestígios de arquivos, também traz um gerenciador de senhas. Por fim, o programa também dá uma ajuda para quem não conhece bem o seu hardware, fazendo um inventário dele.

BleachBit

A última das opções dos programas traz uma interface que à primeira vista pode ser complicada. Na forma de uma checklist, os itens ficam divididos por categoria e é preciso marcar quais são as funções a serem realizadas.

Reprodução

Para o caso de dúvidas sobre um recurso, basta clicar sobre ele para verificar a descrição do que ele faz no lado esquerdo da tela. Após ter definido as tarefas, basta clicar em “Limpar” para realizá-las.