Hoje, continuaremos com a nossa série com mais 5 dicas para você obter ótimas fotos apenas com conhecimentos básicos de fotografia e, claro, conhecendo os recursos do seu smartphone.

Mas, para seu repertório ficar mais completo, recomendamos que você leia a primeira parte da série, com as cinco primeiras dicas. 

Leu? Agora vamos a parte 2.

6. Aplique a Regra dos terços

publicidade

Uma das dicas básicas de fotografia é aprender essa regra, tanto para smartphones, quanto para câmeras. A regra dos terços exige que você divida o visor da câmera em nove seções. Isso pode ser feito ativando as linhas de grade da câmera em seu smartphone e, se o telefone não tiver a opção, você pode facilmente imaginar as 9 seções divididas na tela.

Reprodução

Esta regra basicamente determina que os objetos devem ser posicionados nos pontos de intersecção dessas linhas. Além disso, a grade também ajuda você a manter tudo alinhado.

Seguir essa dica é interessante porque tudo fica posicionado em uma estética que chama mais a atenção na foto. Porém, não precisa ficar paranóico com a regra. Exercite a criatividade sempre e não permita que isso te impeça de mexer no enquadramento da maneira que quiser.

Não tenha medo de arriscar, mesmo porque, como você deve ter deduzido, a regra dos terços geralmente não vai funcionar muito bem quando se usa foto uma quadrada, como no caso do Instagram.

-> 8 aplicativos de fotos que você precisa conhecer

7. Teste o HDR

Praticamente todos os telefones no mercado tem o modo HDR, que combina várias exposições para formar uma imagem melhor. Ao adotar essa abordagem, você obtém mais detalhes nas sombras e nas partes claras da cena. Alguns telefones tem a opção de ativar o modo HDR automaticamente, enquanto outros precisam ser ativados manualmente. É fácil encontrar isso nas configurações da câmera do seu celular: lembre da dica número 2 dessa série:

O HDR funciona melhor com paisagens e cenas da cidade, onde há combinação de céu muito claro e sombras escuras. Ligá-lo nesse caso vai ajudar muito no resultado final. Um ambiente desses, sem o recurso pode perder o brilho do céu ou apagar todos os detalhes da paisagem que estiver sob sombras.

Da mesma forma que a dica anterior, brinque com o modo HDR. Tire fotos do mesmo assunto ou paisagem com e sem ele ligado. Compare os resultados e veja por você mesmo em que situações seu smartphone usa melhor este modo.

8. Estude o modo manual da câmera de seu smartphone

Chamado de modo manual ou pro (profissional), este pode ser um dos recursos mais complicados para os não iniciados no mundo da fotografia. É uma boa ideia ler e estudar sobre o assunto, mas uma das maneiras mais fáceis de aprender tudo sobre elel é usando-o.

Para ajudar, leia esse guia rápido a partir daqui. A velocidade do obturador controla quanto tempo ele vai ficar aberto na sua câmera; mais tempo é melhor para tirar fotos em locais escuros, mas você precisa manter sua câmera imóvel. Enquanto isso, o ISO é uma medida de sensibilidade à luz. Uma configuração ISO mais baixa é melhor durante o dia, enquanto a menor é melhor em ambientes mais escuras.

Reprodução

Porém, use com moderação. Um ISO muito alto eleva o ruído na foto, ou seja, ela fica granulada, com pontinhos em vez de ficar toda preenchida. Já a abertura está relacionada ao quanto o obturador vai  permitir a entrada de luz até o sensor. Aqui a relação com os números é inversamente porporcional: quanto maior o número da abertura, menos luz vai entrar e vice-versa. Por exemplo, uma abertura de f/1.7 entra mais luz do que uma abertura de f/2.4.

Agora é com você. Entre no modo manual de sua câmera e altere cada parâmetro aqui citado. Você vai perceber o quanto ele aumenta as possibilidades de obter fotos muito criativas.
Apenas lembre-se de que uma velocidade de obturador maior (mais tempo aberto) se traduz em mais desfoque se o telefone não estiver absolutamente parado. Encontre uma parede baixa para apoiar o celular ou segure a respiração enquanto dispara para se livrar dos borrões. Ou então tente a próxima dica.

9. Use um tripé para fotos de longa exposição

Fotos de longa exposição podem criar efeitos atraentes, capturando trilhas iluminadas com várias cores e outros detalhes em céu durante a noite, por exemplo. Isso geralmente exige que o obturador da câmera fique aberto por um tempo, o que inevitavelmente resultará em desfoque se você ainda não estiver 100% parado para registrar a imagem.

Alguns telefones, como o Huawei P20 Pro, usam estabilização com inteligência artificial para permitir que você faça exposições longas, de até quatro segundos. Uma das melhores soluções para quem não tem um aparelho como esse é comprar um tripé, permitindo que você obtenha imagens de longa exposição perfeitamente estabilizadas.

ReproduçãoPara celulares, há mini tripés de alumínio ou até mesmo alguns modelos com as hastes flexíveis, que dobram para serem pendurados ou ajustados nos mais diversos locais. E a notícia boa é que um tripé desses tem baixo custo, entre R$ 15 e R$ 40. São pequenos e leves para levar em qualquer mochila sem incomodar e vão garantir uma foto estabilizada em qualquer local que esteja.

10. Use o pico de foco

Continuando com os truques relacionados ao modo manual, o uso do foco é outra das nossas dicas favoritas de fotografia para smartphones. Ele pode ser extremamente útil para obter fotos diferentes e mais artísticas. O ajuste de pico de foco concentra o foco exatamente no ponto que você quer. E quando chega ao ajuste focal ideal, ele deixa linhas verdes delineando o objeto focado.

No modo automático, isso foge do seu controle e a câmera tenta captar vários pontos da cena para que tudo saia focado. E brincar com o pico de foco vai ajuda-lo a fazer fotos com efeitos onde somente objetos que você deseja saiam bem focados, com as cores mais vivas do que os objetos que estao em volta, criando um efeito muito atraente ao resultado final.

Aparelhos de entrada e alguns intermediários podem não ter esse modo de foco. Ainda assim é possível brincar com o modo manual do recurso. Enfim, faça testes ele e você vai notar que não é difícil obter fotos com efeitos bem interessantes.