A Apple liberou a atualização do iOS 11 na última terça-feira, 19, e o sistema operacional chegou com uma série de recursos e novidades, incluindo algumas que não foram divulgadas pela Apple.

Veja 13 recursos que você talvez ainda não conheça do iOS 11:

publicidade
  1. Mover vários aplicativos de uma vez
    Agora, os usuários são capazes de mover mais de um aplicativo ou pasta ao mesmo tempo quando estiver organizando o celular. Basta segurar o aplicativo que deseja mudar de lugar até que apareça o “x” no canto superior esquerdo, mova levemente o app e clique no outro aplicativo que deseja mover junto. Os dois apps irão se unir e você poderá trocar a posição ou a tela em que eles aparecem.

    Reprodução

  2. Acessar o “Notas” na tela de bloqueio
    A Apple liberou o acesso do recurso “Notas” mesmo com a tela bloqueada. Para usar o aplicativo, vá em “Ajustes” e depois em “Notas”; no final da tela, toque em “Acessar Notas na Tela Bloqueada”. 
    Aqui você poderá selecionar entre “Desativado”, “Sempre criar nova nota” ou “Retomar última nota”.
  3. Escanear documentos
    O “Notas” também ganhou a capacidade de escanear documentos. Basta abrir uma nova nota, tocar em “+” e selecionar a opção “Escanear documentos”. Quando tiver terminado, toque no símbolo de upload e toque em “Criar PDF”.

    Reprodução

  4. Editar captura de tela
    A captura de tela também ganhou novidades. Agora, ao tirar o print, aparece no canto da tela uma miniatura da imagem e se você tocar nela, terá a opção de desenhar, incluir textos e comentários.

    Reprodução

  5. Leitor QR Code
    A câmera ganhou um leitor QR Code integrado com o iOS 11. Basta abrir a câmera e apontar para o código que deseja escanear; vai aparecer a opção de abrir o código no Safari.

    Emergência 

  6. Agora, ao apertar cinco vezes o botão de liga/desliga rapidamente você tem a opção de desligar o celular, acessar a ficha médica ou ligar para um serviço de emergência.
    Você também pode habilitar a ligação automática para o serviço de emergência. Nesse caso, entre em “Ajustes”, procure por “SOS de Emergência” e ative a opção “Ligação Automática”.

    Reprodução

  7. iMessage
    O iMessage tem novos efeitos: um que permite incluir um holofote na sua mensagem e outra de “eco” que envia várias versões da sua mensagem de uma só vez. Além disso, ele recebeu integração com Spotify, que permite enviar músicas para os contatos.

    Reprodução

  8. Desative as avaliações de aplicativos
    Os usuários agora podem desativar as notificações pedindo avaliação dos aplicativos. Entre em “Ajustes”, depois em “iTunes Store e App Store” e desative a opção “Avaliações dentro de Apps”.
  9. Salvar páginas do Safari para PDF
    O Safari agora faz com que seja fácil transformar páginas da web em PDFs. Basta acessar o menu de compartilhamento do aplicativo e escolher “Criar um PDF”.

    Reprodução

  10. Maximizar o armazenamento automaticamente 
    Essa é uma novidade já comentada pela Apple, mas que vale destaque. Agora, o sistema é capaz de maximizar o espaço de armazenamento automaticamente. Basta acessar as configurações de “Armazenamento do iPhone” nos ajustes e ativar a opção de desinstalar aplicativos que não são usados há muito tempo automaticamente. A função também pode ser ativada em nos ajustes do “iTunes Store e App Store”.
  11. Digitar para falar com a Siri
    Pela primeira vez, os usuários podem interagir com a Siri sem precisar usar o comando de voz. A assistente virtual agora conta com suporte de texto, o que significa que você pode digitar o que deseja que ela faça. Ative a Siri e vá em “Acessibilidade”, procure por “Siri” e habilite a opção “Digitar para a Siri”.

    Reprodução

  12. Central de controle 
    Você também pode personalizar a Central de Controle do iPhone. Basta entrar nos “Ajustes”, tocar em “Central de Controle”, depois em “Personalizar controles” e escolher quais atalhos você deseja ter.
  13. Touch ID
    Mesmo que o seu iPhone não tenha a função Touch ID, o sistema permite que você use os atalhos da Central de Controle como se o recurso existisse. Se você tocar na “Lanterna” por exemplo, é possível alterar a intensidade da luz.