Seja uma startup inovadora ou uma marca global estabelecida, o Unveiled, que acontece em Las Vegas antes mesma da abertura da feira Consumer Electronics Show – a CES – é chance que cada um dos participantes do evento tem para destacar-se no show e divulgar suas notícias para os jornalistas. O evento atrai mais de 1.500 meios de comunicação influentes de todo o mundo
 
E o que não faltou na CES Unveiled, foi criatividade e inovação. Por falar em inovação, já pensou ter a sua própria câmera voadora para selfies? Essa é a proposta do AirSelfie 2: um pequeno drone com câmera embutida que cabe na palma da mão. Segundo os seus criadores, o aparelho é capaz de fazer fotos grande angulares de 12 megapixels e vídeos em Full HD. O modelo se conecta com smartphones via Wi-Fi e tem autonomia de cinco minutos, que promete ser tempo suficiente para capturar a sua selfie sem ficar com o braço levantado na foto.
 
E que tal cuidar da saúde cardiorrespiratória de um modo totalmente tecnológico? Essa é a proposta da Chronolife: uma camisa inteligente que traz diversos sensores embutidos. É possível fazer exames de eletrocardiograma, checar a temperatura, respiração torácica e abdominal, impedância do pulmão e acompanhar a atividade física. Tudo isso em tempo real a partir da tela do smartphone. O produto está em fase de regulamentação junto às agências de saúde e deve ir à venda em breve na Europa e nos Estados Unidos. 
 
E por falar em camisa, essa máquina é capaz de dobrar dezenas de peças em minutos. A Foldimate precisa apenas que o usuário coloque a camiseta na bandeja superior da máquina para que tudo saia dobradinho na parte de baixo. Legal, não? Mas o sonho de toda dona de casa vai custar caro: a partir de mil dólares e a previsão é que o produto só esteja disponível no final do ano.
 
A CES também promete grandes surpresas para os fãs do games. O 3D Rudder, por exemplo, é um controle para o PlayStation VR. Embora pareça um grande prato, o aparelho promete facilitar, e muito, a movimentação de personagens no mundo virtual, bastando que o usuário aplique força na direção para onde deseja ir no jogo. O aparelho já possui mais de 30 games compatíveis e irá à venda em abril. O preço previsto fica a partir de 119 dólares.
 
É de fato a CES respira inovação, mas se tem um lugar onde essa cultura criativa pulsa mais forte é o Eureka Park. Neste pavilhão da feira de Las Vegas, estão reunidas startups de todo o mundo para mostrar suas ideias. E entre as soluções apresentadas, uma empresa francesa, a Resonantes, criou uma pulseira inteligente para combater a violência contra a mulher. Basta que a vítima aperte o acessório por quatro segundos quando estiver em risco para avisar três contatos de confiança. Essas pessoas, então, poderão acessar a localização da mulher no smartphone e uma gravação do áudio ambiente. 
 
E por falar em segurança, olha só essa ideia, uma carteira inteligente que traz um conjunto de funcionalidades que prometem resolver vários problemas do usuário de uma vez só.  Ela possui uma bateria interna para carregar o seu smartphone com ou sem fio, alarme de distância para evitar que você a perca, memória interna de 64 GB e um roteador Wi-Fi global para viagens. E caso você seja roubado, a Volterman deve dar trabalho para o ladrão: ela possui uma câmera que tira foto da pessoa e envia para o seu celular, bem como um rastreador de GPS. 
 
Quem é que nunca ficou com aquela preguiça de se levantar do sofá para pegar a bebida e comida? O “The Fresh Geoffrey” é um pequeno bar autônomo capaz de levar as coisas da geladeira para a sua sala. Ele possui um compartimento que gela e armazena um galão de chopp, bem como compartimento para duas garrafas de vinho e estantes para salgadinhos. E o usuário não precisa nem sair para lavar o copo, já que o robô possui um pressurizador de água para fazer esse serviço. Ficou com vontade? O barzinho chega este ano ao mercado por mil dólares.
Edição: Se quiserem, podem pegar mais vídeos do robô no site deles: www.freshgeoffrey.fr
 
E os robôs-pets estão com tudo na CES este ano, E olha só essa fofurinha que deu as caras no evento. É Aibo, o cachorro robô da Sony que chama a atenção pelas suas reações. O animalzinho traz sensores em todo o corpo que o permitem interagir com os toques dos usuários. Além disso, ele é capaz de reconhecer seus donos através da câmera no focinho e de aprender quando uma nova pessoa se aproxima. E olha só: ele sabe fazer até truques para os seus donos. Mas, a fofurinha ainda está disponível apenas no Japão e Estados Unidos e por um preço bem alto: 2900 dólares. 
 
Agora você vai conhecer a Kiki, uma gatinha criada pela startup Zoetic AI, fundada por dois engenheiros do Google. Ela pode interagir com o toque do usuário tal qual o cachorrinho da Sony e chega com uma personalidade básica, que se adapta e se torna única conforme as interações com os usuários vão acontecendo. O produto ainda não tem preço e nem previsão para lançamento, mas a expectativa é que chegue às lojas em breve.