É difícil encontrar por aqui algum equipamento que não tenha um “quê” de Inteligência Artificial – além de conectados, os aparelhos estão cada vez mais espertos também. Os eletrodomésticos são um ótimo exemplo. Mais do que conversar e interagir com seres humanos em linguagem natural, as máquinas também falam entre si.

Neste exemplo mostrado pela LG, quando o usuário começa a limpar a casa com o aspirador de pó, o robozinho autônomo de limpeza reconhece o início da atividade e até oferece ajuda.

A Inteligência Artificial foi a grande aposta de muitas empresas neste ano em Las Vegas. Se parece mais do mesmo, acredite, não é! Em uma nova era da tecnologia, agora os aparelhos inteligentes conseguem interagir com os humanos de forma mais natural, oferecer respostas mais complexas, dar sugestões e acreditem agora eles são pró-ativos a ponto de iniciarem uma conversa. 

As Smart TVs também estão assim, mais “smart”; mais espertas. Um dos usos da Inteligência Artificial nos televisores tem a ver com a nova resolução do momento, os incríveis 8K que saltam aos olhos e criam quase que uma supra realidade. Se assim como surgiu o 4K, ainda falta conteúdo para ser exibido em uma resolução tão alta, os aparelhos usam a inteligência artificial para fazer o chamado “up scaling”, ou seja, A TV é capaz de aprimorar a imagem que vai ser exibida, como se fosse 8K – e olha, funciona muito bem!

publicidade

Outra coisa muito legal que vem nas TVs – é a capacidade de reconhecer o espaço físico que o televisor está inserido e a luminosidade que deve ser aplicada no momento, e assim escolher a melhor forma de exibir determinada imagem alterando brilho, contraste ou nitidez. Todo o processo acontece de forma autônoma e sem qualquer intervenção do usuário. E isso é possível tanto pelo maior poder de processamento, quanto pelo uso da Inteligência Artificial.

Agora dá só uma olhada nessa parede. Do carro ao smartphone, o Google Assistant, a plataforma de Inteligência Artificial da empresa, já está disponível para cerca de um bilhão de dispositivos – isso mesmo, um bilhão! São tomadas, fechaduras, cafeteiras…quase tudo que esteja conectado agora tem a capacidade de trazer integrado a assistente virtual do Google. Em português, os comandos ainda são um pouco limitados, mas em inglês tudo funciona muito bem. A gente experimentou comprar um café online e…surpresa, deu certo!

E pra encher a nação de orgulho, a gente encontrou esta cadeira de rodas, que também usa Inteligência Artificial. A tecnologia foi toda desenvolvida no Brasil.

É claro que o potencial da Inteligência Artificial vai muito além de TVs e smartphones e a gente já viu muitas dessas aplicações aqui no Olhar Digital. Mas a CES é um ótimo termômetro para mostrar que 2019 promete ser um ano que a gente provavelmente vá se aproximar mais de equipamentos inteligentes, interagir de forma mais natural e até bater um papo… quem sabe?