Se tecnologia e saúde andam de mãos dadas, a CES 2019 foi mais uma prova dessa parceria de sucesso. Este ano, mais de 620 wearables – dispositivos e sensores para monitorar a saúde – foram mostrados aqui em Las Vegas. A grande novidade é que muitos desses aparelhos deixaram de ser meros medidores de frequência cardíaca ou simples contadores de passos para se transformarem em produtos que realmente podem melhorar a vida de muita gente;  agora, inclusive com precisão médica e resultado imediato ao usuário.

Além do nível de atividade física e batimentos cardíacos em tempo integral, este é o primeiro relógio capaz de ler a pressão arterial do usuário forma confiável…

Médicos defendem que ter um acompanhamento diário da pressão arterial do indivíduo – e não só medi-la vez ou outra no consultório médico – ao longo do tempo gera uma rica base de dados que, para pessoas com pressão alta, por exemplo, pode até prever e evitar um acidente vascular cerebral.

Esta outra solução é tão simples que é até difícil acreditar nos seus benefícios. Usadas simultaneamente, as duas pulseiras vibratórias são capazes de criar uma estimulação cerebral bilateral que promete reduzir os efeitos físicos do estresse em apenas 30 segundos. A gente testou! Mas talvez nosso repórter estivesse tranquilo demais para sentir qualquer efeito. Agora se pensarmos que cerca de um milhão de pessoas ficam doentes todos os dias por causa do estresse, é mais uma novidade promissora, simples e com enorme potencial.

publicidade

É difícil imaginar a vida de quem convive com qualquer dor crônica; o terrível problema também atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Hoje, a principal saída para levar uma vida minimamente razoável é à base de analgésicos – e, claro, todos seus efeitos colaterais. Isso sem contar que o uso indiscriminado de medicamentos por um longo período pode facilmente levar ao vício. A boa notícia é que este simples emissor elétrico usado na panturrilha promete não só aliviar bastante a dor como reduzir em até 70% a necessidade do uso de remédios…santa tecnologia!

Dormir é sinônimo de saúde. Ou melhor, dormir com qualidade. Cada vez mais pessoas buscam formas de monitorar suas noites de sono e descobrir maneiras de dormir melhor. Aqui na CES este ano, diversas empresas apresentaram inúmeras soluções não só para medir a qualidade da noite dormida como também oferecer ferramentas para um sono mais profundo. Máscaras como esta, além de aquecer a pela, monitoram os batimentos cardíacos e até emitem sons para ajudar a relaxar.

Agora, cá entre nós, quem dorme bem com alguém que ronca do lado? Pensando nesse pessoal que acorda com o barulho do companheiro, diversas empresas mostraram suas soluções quase “mágicas” de como calar o roncador…

A tendência é cada vez maior: mais sensores acoplados ao corpo para uma vida melhor e mais controlada. Se você ainda não mede nenhum dos seus sinais vitais, talvez seja hora de pensar que isso não é mais modismo e pode, sim, melhorar sua vida!