Existem diferentes conceitos de robôs, e sempre pensei que para ser um era necessário ter um rosto, talvez pernas e braços mecânicos. Porém, a CES 2019 está mostrando que isso é coisa de filme de ficção científica da sessão da tarde. A grosso modo, para ser considerado um robô, basta ter certo nível de Inteligência Artificial (AI). Talvez por isso, uma robô capaz de dobrar roupas esteja causando tanto interesse na feira de tecnologia de Las Vegas.

A CES 2019 começou e já podemos sentir quais serão as grandes tendências do ano. Se em 2018 a empresa FoldiMate não conseguiu trazer para a feira um protótipo funcional da sua máquina inteligente para dobrar roupas, este ano as coisas foram diferentes. Extremamente prático, o sistema robotizado para dobrar roupas da empresa vai chegar ao mercado em algum momento próximo do final do ano, e deve custar em média 1000 dólares. Apesar de grandalhão, este robô foi fabricado para uso doméstico e não industrial.

publicidade

Se você, assim como eu, odeia dobrar roupas, e vislumbra um futuro no qual as tarefas domésticas serão automatizadas, então vai adorar saber que, por enquanto, este robô pode ser usado para dobrar calças, camisas e camisetas, mas que a FoldiMate já está trabalhando em outros recursos inteligentes. Neste momento, a máquina pode dobrar até 25 peças em 5 minutos. Confira uma demonstração da máquina no vídeo abaixo:

publicidade

Como podemos ver, o tom da CES 2019 será em torno de produtos inteligentes para uso doméstico. Levando isso em consideração, podemos esperar que, nos próximos dois anos, grande parte daquilo que usaremos em casa, irá facilitar e muito as nossas vidas. Porém, também vai custar o trabalho de muitas domésticas mundo afora. A pergunta agora é se, neste pequeno espaço de tempo, conseguiremos criar outros postos de trabalho para as pessoas que terão o emprego automatizado por robôs inteligentes? O que você acha?

Fonte: FoldiMate