GeForce RTX 2060 é a nova placa de vídeo da Nvidia. A empresa anunciou a novidade numa apresentação para jornalistas na manhã desta segunda-feira, 7, no início da CES 2019, um dos maiores eventos de tecnologia do ano, realizado em Las Vegas.

A RTX 2060 não chega a ser a mais poderosa placa de vídeo da Nvidia, mas é só um pouco inferior à verdadeira top de linha RTX 2080 Ti. Segundo o CEO Jensen Huang, da empresa, a nova GPU é como um modelo de entrada na linha premium da fabricante.

publicidade

A linha RTX tem modelos mais poderosos do que a tradicional e mais acessível linha GTX. De certo modo, a RTX 2060 é como uma opção mais barata de GPU top de linha para quem quer alguma coisa melhor que a 1070 Ti, e 60% melhor que a GTX 1060, por exemplo, mas não pode pagar uma 2080 Ti.

A GeForce RTX 2060 possui:

publicidade
  • 240 Tensor Cores, os núcleos de processamento de inteligência artificial da Nvidia;
  • 52 teraflops de potência para tarefas de deep learning;
  • 6 GB de memória GDDR6.

Ray-tracing e DLSS

Ray-tracing é o principal recurso das placas de vídeo RTX da Nvidia, e ele está presente também na RTX 2060. A tecnologia permite que a GPU renderize gráficos mais realistas, com reflexos, sombras e refrações mais impressionantes.

Jensen Huang, CEO da Nvidia, porém, admitiu que o ray-tracing ativado pode fazer com que alguns jogos rodem com taxas de quadros mais baixas. Por isso a empresa elaborou o DLSS, um sistema de super sampling com inteligência artificial que promete recuperar o framerate perdido.

publicidade

Na apresentação da nova placa de vídeo, a Nvidia demonstrou o jogo de tiro em primeira pessoa “Battlefield V” rodando numa RTX 2060 com DLSS e ray-tracing ligados em 1440p de resolução e 60 quadros por segundo (fps).

Notebooks

A Nvidia também confirmou que vai lançar toda a linha RTX de placas de vídeo também para notebooks. Segundo a empresa, mais de 40 laptops serão apresentados durante a CES ou ao longo do ano com um dos processadores gráficos premium da empresa, segundo o The Verge.

publicidade

Ou seja, em breve será possível comprar notebooks de alto desempenho com RTX 2070, RTX 2080, RTX 2080 Ti ou com a nova RTX 2060 já embarcada. E a Nvidia garante que as versões mobile dessas GPUs serão capazes de rodar games como “Battlefield V” a 60 fps.

As versões mobile da linha RTX de placas de vídeo também terão suporte a ray-tracing. Segundo Jensen Huang, CEO da Nvidia, os chips da linha RTX permitirão que um notebook tenha desempenho duas vezes melhor que o de um PlayStation 4 Pro em games.

Os primeiros laptops com placa de vídeo RTX da Nvidia serão lançados no final de janeiro pelas marcas Acer, Asus, Dell, Gigabyte, HP, Lenovo Legion, MSI, Razer e Samsung. Já a RTX 2060 começa a ser vendida nos Estados Unidos em 15 de janeiro por US$ 349. Não há informação sobre o lançamento da nova placa no Brasil.