Um novo recurso desenvolvido para o Google Assistente vai permitir usar a Inteligência Artificial da gigante das buscas para traduzir uma conversa entre duas pessoas em tempo real. O “modo interpreter” foi anunciado durante a CES 2019 e é mais uma tentativa do Google de facilitar o dia-a-dia de quem não domina mais do que o próprio idioma.

O Google Tradutor é um serviço realmente funcional e, com o passar dos anos, se tornou extremamente preciso. Contudo, estamos falando de uma plataforma de tradução voltada para a web e que foi muito bem desenvolvida também para o uso em smartphones. Porém, quando se trata da entrada de dados via voz, o Google Tradutor ainda precisa de muito treinamento para ficar bom.

O mesmo acontece com o reconhecimento de voz pelo Assistente Inteligente da Google, quem usa o recurso no celular sabe que, muitas vezes, o software não entende o que foi dito e acaba confundindo mais do que ajudando.

-> Ok Google: confira 50 perguntas que você pode fazer ao Google Assistente em português

publicidade

Mesmo sabendo destas limitações, o Google lançou o modo intérprete para uso nos seus alto-falantes inteligentes. O funcionamento é bem simples. Ao dar o comando “Hey, Google, me ajude a falar alemão” ou  “Hey, Google, seja meu intérprete de alemão”, o Assistente passará a traduzir a conversa.

Visto que já é possível configurar até dois idiomas para uso do Google Home, por exemplo, não é necessário informar qual será a segunda língua, basta apenas falar o que se deseja e o assistente irá reconhecer o segundo idioma de forma automática. Até o momento, o modo intérprete oferecerá suporte para 27 línguas, entre elas o português.

O pessoal do The Verge testou o recurso e, como era de se esperar, a experiência ainda é precária. Além de não conseguir entender algumas palavras, o assistente precisa de muito mais tempo para processar os dados do que precisaria um intérprete profissional humano. Mais do que isso, como só existem duas pessoas se comunicando com o auxílio de uma máquina, a situação é constrangedora.

-> Google Tradutor: como funciona, dicas e tudo o que você precisa saber sobre o app!

Assista ao vídeo abaixo e tire as suas próprias conclusões:

Em 2017, o Google anunciou os Pixel Buds, os fones de ouvido foram desenvolvidos para traduzir uma conversa em tempo real. Eu tive a chance de testá-los e confesso que, apesar da ideia ser ótima, o funcionamento ainda deixa muito a desejar. Logo, ter uma conversa traduzida pelo Assistente, neste momento, não deve realmente ser muito melhor. Porém, essa é mais uma forma da gigante das buscas treinar a sua inteligência artificial.

Por enquanto, o modo intérprete estará disponível apenas para o Google Home Hub e deve chegar para o Google Home e Home Mini nos próximos meses. Parceiros do Google que utilizam o Assistente em seus produtos, como a JBL, também deverão receber o recurso nos próximos meses. Contudo, a Google ainda não revelou se esta novidade irá ou não chegar ao Assistente nos smartphones.

E enquanto a tecnologia ainda está sendo desenvolvida, meu conselho é usar o bom e velho método: aprender novos idiomas!

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre a empresa!