A Sony aproveitou a CES 2018, em LAs Vegas, para demonstrar os seus novos smartphones intermediários premium: o Xperia XA 2 e o XA 2 Ultra. O segundo, que é mais poderoso, possui tela de seis polegadas Full HD com proporção convencional de 16:9, Android 8.0 Oreo e bateria de 3580 miliampère-hora. Há ainda o processador Snapdragon 630, 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de espaço interno. Mas o que chama mesmo a atenção é a câmera dupla frontal de 8 e 16 megapixels. O Olhar Digital teve acesso aos modelos na feira de tecnologia e você confere agora as nossas primeiras impressões.

Ao encontrar os novos Xperia, a primeira impressão que vem à cabeça é que eles são mais do mesmo. E de fato são. A única mudança significativa nestes modelos é a nova posição do sensor de impressão digital, que passou para a parte traseira. Uma mudança que chega tarde e não empolga. Principalmente quando comparamos com as fabricantes Android rivais da Sony, como Samsung e LG, que mudaram o design de seus aparelhos nos últimos anos. Por outro lado, o Xperia XA Ultra mantém uma boa construção feita de alumínio e vidro, com cores não muito extravagantes; a espessura é grande, 9,5 milímetros.

Partindo para um dos destaques do produto, a câmera frontal dupla aparenta ter a boa qualidade esperada para um aparelho da Sony. Há dois modos para selfies: o principal é voltado para fotos individuais, com até 16 megapixels, e estabilização óptica para evitar imagens borradas. Já a segunda opção abre o sensor de 8 megapixels grande angular de 120 graus, que tende a ser ideal para selfies em grupos. Em ambos os casos, o usuário pode usar ainda um flash frontal e as diversas configurações manuais do aplicativo da Sony. Não há modo retrato com efeitos de desfoque.

Já a câmera principal tem 23 megapixels e pode gravar em 4K. Tivemos pouco tempo para testá-la e, por isso, é mais justo aguardar um review completo para avalia-la melhor. O mesmo pode se dizer sobre o restante das configurações. A princípio, tudo roda bem com o telefone limpo e recém-saído da caixa. Um ponto alto é que o Xperia XA 2 Ultra já vem com o Android 8.0 Oreo personalizado com a interface da Sony. Ah, e taí outra coisa que parece ter parado no tempo. Mas há algumas adições úteis, especialmente o modo Stamina para economia de bateria. E uma boa notícia: a querida entrada de fone de ouvidos continua lá, bem como o Rádio FM e a gaveta para dois chips.

publicidade

É claro que o Xperia XA2 Ultra é um telefone intermediário e que maiores mudanças podem chegar no próximo top de linha da fabricante. Mas, em 2018, concorrentes como Samsung e LG já estão trazendo suas inovações do ano passado para os seus modelos mais baratos, enquanto a Sony parece ter jogado a toalha no competitivo mercado de smartphone. No final das contas, o Xperia XA 2 Ultra é um telefone para fãs que não abrem mão de ter um modelo da marca, ainda que ele tenha ficado para trás em termos de inovações.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.