Prestes a entrar em ebulição com mais uma CES, Las Vegas ainda está relativamente calma. Nesta segunda-feira, ainda com as portas do Centro de Convenções fechadas, diversas empresas anteciparam seus principais lançamentos em conferências espalhadas pelos hotéis da cidade. 

A LG mais uma vez foi a responsável pela abertura oficial do maior evento de tecnologia do ano. Curioso é que este ano nenhum novo produto foi apresentado – pelo menos por enquanto. Mas os coreanos já declararam sua grande aposta para 2018: inteligência artificial – aliás, este deve ser um assunto que vai dar muito o que falar nesta quinquagésima-primeira edição da CES. 

Através de uma plataforma de inteligência artificial embarcada, diferentes equipamentos domésticos passam a ter a capacidade de aprender e entender os gostos dos seus usuários. O resultado é uma experiência mais cômoda dentro de casa e, muito provavelmente, a abolição definitiva dos manuais de instruções. 

Operadas por instruções de voz em uma forma de interação bastante natural, as máquinas não só oferecem sugestões ao seu usuário como também se auto ajustam. O ar condicionado, por exemplo, aprende a temperatura que você mais gosta, o horário que o costuma ligar e passa a fazer isso de forma autônoma no dia a dia. O robozinho aspirador, agora mais esperto, além de fazer a limpeza completa do ambiente, é capaz de identificar e distinguir que o que encontrou pela frente: o pé da mesa, um bebê ou seu cachorro. Na lavadora, basta jogar a roupa suja lá dentro e ela determina sozinha o tipo de lavagem, a quantidade necessária de água e ainda te avisa no final quando tudo estiver pronto para ser movido para a secadora. Quer mais? Em uma comunicação entre máquinas, o carro é capaz de conversar com a geladeira para avisar se você precisa parar no mercado para comprar alguma coisa no caminho de volta para casa. Coisas interessantes de um futuro que já chegou. 

publicidade

Em uma parceria com o Google Assistant, a LG mostrou também sua nova TV com Inteligência Artificial embarcada. Com simples comandos de voz, ela pode ser a central para controlar outros objetos da casa, mas também pode, por exemplo, pesquisar a trilha sonora ou informações do elenco daquele filme em tempo real. 

E repetindo um pouco do ano passado, os holofotes deste ano continuarão apontando para esses simpáticos e cada vez mais interessantes robôs. Além deste menor que serve como assistente virtual e central para controle dos outros objetos conectados, também com uma dose maior de inteligência artificial, a LG mostrou três protótipos que devem fazer aparecer por aí mais breve do que a gente imagina: um robô garçon, para ser usado em hotéis; um outro capaz de carregar malas e, de repente, levar ao seu quarto de forma independente e este último que serve como carrinho de compras interativo. As primeiras apostas já dão um bom indício do que 2018 promete trazer: robôs, inteligência artificial…será que finalmente a Internet das Coisas sai do laboratório?!