A Samsung quer abrir o ano com diversos lançamentos na CES 2018, em Las Vegas, Estados Unidos. A empresa sul-coreana anunciou alguns produtos vestíveis que serão demonstrados na feira de tecnologia, que acontece a partir da próxima semana. Os dispositivos são da divisão C-Lab, que tem foco em dispositivos voltados para a saúde do usuário ou são dedicados para pessoas com deficiência física.

S-Ray

publicidade

O primeiro projeto a ser demonstrado é o S-Ray: um alto falante portátil direcional que pode ser fixado em superfícies, na roupa do usuário ou no formato de cordão. Segundo a fabricante, o objetivo do produto é entregar uma boa qualidade sonora projetando as ondas sonoras no usuário e sem a necessidade que haja algo em sua orelha. Além disso, a promessa é que a experiência seja individual e sem poluição sonora do ambiente.

Ainda de acordo com a Samsung, um dos principais benefícios do som direcionado do S-Ray é que o aparelho evita estresse do aparelho auditivo como os fones convencionais. Além disso, o dispositivo diminuiria o risco de acidentes, já que não haveria bloqueio total de audição do usuário, conforme publicou o 9to5Google.

publicidade

Relúmino

publicidade

Segundo a Samsung, das 253 milhões de pessoas no mundo com algum tipo de deficiência visual, apenas 14% são totalmente cegas, enquanto as demais tem algum tipo de dificuldade de visão. Pensando nisso, a empresa criou o Relúmino: um aplicativo que usa um smartphone Galaxy e óculos Gear VR para corrigir ou compensar problemas visuais em atividades do dia a dia, como leitura e assistir televisão.

O Relúmi­no funcionar em quatro modos diferentes. O primeiro vai ajudar pessoas que tem a visão borrada, fazendo com que alguns traços da imagem fiquem mais visíveis e ajudem a identificar um objeto. Já o modo de inversão de cor deverá ajudar quem tem dificuldade de leitura de livros físicos, aumentando o contraste das letras da página. Há ainda configurações voltadas para pessoas com perda de visão periférica ou central, além de um filtro de cor.

publicidade

O aplicativo da Samsung terá uma função capaz de alterar entre os diferentes modos automaticamente ao rastrear movimentos da cabeça do usuário e identificar a atividade que está sendo feita. Além disso, a empresa revela estar desenvolvendo óculos inteligentes mais compactos e confortáveis de usar para o futuro.

GoBreath

Indicado para pacientes que tenham passado por cirurgias, o GoBreath consiste em um aplicativo e dispositivo que ensinam exercícios de respiração para o usuário com o objetivo de ajuda-lo a recuperar os seus pulmões. De acordo com a Samsung, o projeto trará técnicas básicas de inspiração, respiração profunda e tosse.

ReproduçãoAlém de monitorar a prática das atividades, o GoBreath será capaz também de enviar dados para a equipe médica do paciente, que poderá acompanhar o desenrolar do tratamento. O aplicativo trará ainda lembretes para que o indivíduo não esqueça de se exercitar.

Além desses projetos, a Samsung deve apresentar outras novidades na CES 2018, como os smartphones Galaxy A e produtos como Smart TVs, geladeiras e lavadoras inteligentes, entre outros. A conferência da empresa está marcada para a próxima segunda-feira, 8, mas as primeiras novidades da feira começam a chegar já no domingo, 7. Não deixe de conferir a cobertura completa do Olhar Digital diretamente de Las Vegas.