A Consumer Eletronic Show (CES) 2018 está chegando com a promessa de abrir o ano com grandes novidades no mundo da tecnologia. A feira, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, é um prato cheio para quem busca lançamentos como Smart TVs, computadores, eletrodomésticos inteligentes, relógios fitness, entre outras coisas. E o Olhar Digital trará tudo em primeira mão, direto dos pavilhões da CES.

Embora o evento oficial só comece na próxima terça-feira, 9, as primeiras novidades já começam a ser reveladas a partir deste domingo, 7. Gigantes como Samsung, Sony e LG já confirmaram conferências nas vésperas da abertura. Para te deixar por dentro do que vem por aí, o Olhar Digital reuniu os principais rumores e tendências sobre o que esperar da CES.

Smart TVs

Quando o assunto é televisão, a CES é o principal evento para quem deseja acompanhar as novas tendências do mercado. Em ano de Copa do Mundo, grandes fabricantes como a Sony e a LG devem mostrar seus novos painéis OLED ultrafinos e com melhorias na imagem como HDR10+, Dolby Vision e som de última geração.

publicidade

No último ano, a LG impressionou o mundo com a sua “Wallpaper TV” com poucos milímetros de espessura. Já em 2018, a grande expectativa é para a nova televisão de 88 polegadas e resolução 8K, que já foi confirmada para o evento. A fabricante, inclusive, confirmou que todos os modelos apresentados virão com o Google Assistente. Outra presença garantida é o projetor portátil com resolução 4K e que cria uma tela de até 150 polegadas.

ReproduçãoQuem também deve ter novidades para as TVs é a Samsung. Neste ano, a fabricante deve apresentar a nova geração das suas TVs Q-LED equipadas com o sistema operacional Tyzen, alta resolução e com suporte a diversos aplicativos. A fabricante sul-coreana já a acnunciou o lançamento de um monitor curvo com resolução QHD, enquanto as Smart TVs ainda permanecem em mistério.

Além das TVs, a CES também deve ser palco de diversos produtos focados no entretenimento domésticos: home theaters, set-top boxes, caixas de sons, fones de ouvido, entre outras coisas.

Smartphones

Com a proximidade do Mobile World Congress, evento focado em celulares, a CES deve ter poucos lançamentos de telefones, especialmente os tops de linha. Mas isso, não significa que o evento não trará novidades interessantes, especialmente para os brasileiros. Diversos intermediários populares por aqui costumam ser anunciados por lá.

Um bom exemplo disso é o Galaxy A8 e A8+, que são os sucessores do Galaxy A5 e A7 (2017). Os novos smartphones da Samsung trarão mudanças como a tela infinita com bordas mínimas, design similar ao do S8 e também câmera frontal dupla. Há ainda um processador octa-core, 4 ou 6 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento interno. Confira a ficha técnica do Galaxy A8.

ReproduçãoOutro modelo que deve ser anunciado é o LG K10 (2018), bem como outros aparelhos intermediários da linha K, que é bastante popular no Brasil. Já a Sony pode mostrar ainda os seus Xperia XA2 e XA2 Ultra, que toram vazados nos últimos dias, e devem chegar com design com câmera frontal dupla e leitor de digitais na parte traseira.

Computadores

A CES deve ter alguns lançamentos de computadores, especialmente os equipados com processadores ARM. Em dezembro, a Microsoft e a Qualcomm lançaram PCs portáteis com processadores Snapdragon 835, com conexão constante com a rede 4G e bateria com duração superior a 20 horas. Em Las Vegas, é esperado que grandes fabricantes, como a Lenovo, anunciem novos equipamentos com esses chips.

Por falar na Lenovo, a empresa já anunciou alguns notebooks convencionais que serão demonstrados na CES. Os aparelhos trazem processador Intel Core i7 de oitava geração e ficha técnica que promete atender diferentes públicos em casa e no trabalho. A lista completa de lançamentos e as especificações podem ser conferida aqui.

ReproduçãoQuem também tem presença garantida no evento é a Intel, que fará uma coletiva de imprensa para anunciar novidades para computadores e em outras áreas. Outras fabricantes que costumam marcar forte presença na CES são a AMD, Nvídia, Razer, Dell, HP, entre outros.

Eletrodomésticos e casas inteligentes

A CES também costuma trazer ótimas novidades para quem quer deixar a casa conectada. Samsung e LG devem abrir a feira apresentando suas novidades em máquinas de lavar com sincronização com smartphones, geladeiras inteligentes com aplicativos, entre outros eletrodomésticos.

Outros produtos que devem ter destaques são as caixas de som inteligentes equipadas com a Google Assistente, como esta da LG, e com a Alexa. O Google, por exemplo, terá um grande estande onde demonstrará seus lançamentos mais recentes, como o Google Home, smartphones e câmeras. Já a assistente pessoal da Amazon deve vir embarcada em produtos de diferentes categorias.

Fique atento também para outros dispositivos conectados como termostatos, fechaduras inteligentes, câmeras de monitoramento, lâmpadas controladas por smartphones, entre outras coisas.

Carros

Embora não seja uma feira de lançamentos de automóveis, a CES costuma trazer alguns avanços na tecnologia de carros autônomos e conectados. A Lyft e a Aptiv, por exemplo, oferecerão caronas em veículos com pilotos automáticos em Las Vegas para os participantes da feira. Além disso, a Nvídia e outras fabricantes costumam apresentar novos chips e placas dedicadas a esse tipo de veículo.

ReproduçãoAinda no setor automotivo, é possível que novos computadores de bordo e sistemas de entretenimento sejam apresentados. Durante a feira, algumas startups costumam apresentar suas soluções criadas com o Apple CarPlay, com o Android Auto ou de forma independente.

Outras categorias

Além das tendências aqui mostradas, a CES costuma ter muitas surpresas e lançamentos curiosos. No evento, diversas empresas devem demonstrar soluções para saúde do usuário, dispositivos vestíveis, câmeras portáteis e de ação, relógios e acessórios para celulares. Com a popularização de jogos de realidade virtual e aumentada, é provável que novos óculos e dispositivos de AR e VR também deem a cara no evento, porém de fabricantes menores.

Está ansioso para a CES 2018? Então, não deixe de conferir a cobertura especial do Olhar Digital diretamente de Las Vegas. A partir deste domingo, nossa equipe trará os principais lançamentos de grandes fabricantes, as tendências e os produtos mais inovadores da feira. Por fim, confira os destaques de cada dia no Boletim do Olhar Digital a partir das 19h30, diretamente dos Estados Unidos.