Tirando algumas raras exceções, ninguém gosta muito de ter que dobrar e organizar as roupas depois de lavar. E se um robô fosse capaz de fazer essa tarefa repetitiva e chata por você? Essa é a missão da Laundroid, uma máquina em exposição na CES 2018 que usa inteligência artificial para realizar essa missão.

A descrição dada pelo site The Verge sobre as capacidades da Laundroid, que está na sua segunda geração, chega a ser cômica pelo nível de complicação envolvido em uma tarefa que os humanos conseguem cumprir sem grandes problemas.

“A máquina usa múltiplos braços robóticos para pegar roupas, que são escaneadas pelas câmeras. O equipamento é conectado à rede Wi-Fi, com a qual ele pode se conectar a um servidor para usar inteligência artificial para analisar o objeto, utilizando uma rede neural composta de 256 mil imagens de diferentes roupas. Os braços robóticos então determinam a melhor forma de manusear a peça, como ela deve ser segurada e como deve ser dobrada. Você vai precisar de umas duas horas para terminar de dobrar uma carga de roupas, já que uma única camiseta leva entre 5 e 10 minutos para ser dobrada”. Simples, não?

A máquina exibida pela empresa ainda está em fase de protótipo, de forma que ela ainda não é capaz de funcionar com qualquer peça de roupa. Segundo a publicação, a Laundroid foi capaz de dobrar adequadamente uma série de peças com cores fortes e chamativas, mas não foi capaz de reconhecer uma camiseta de cor mais neutra, como um cinza escuro, que acabou não sendo dobrada.

publicidade

Reprodução

A ideia da Laundroid é ir um pouco além de apenas dobrar. Com as técnicas de inteligência artificial, a máquina é capaz de reconhecer e catalogar cada uma das peças de roupas que está dobrando coletando informações como tipo de roupa, tamanho, cores, que permite organizar as peças de diversas formas e categorizá-las, por exemplo, por membros de uma família. É como um organizador de guarda-roupas automático.

Exagero ou não, o fato é que o Laundroid ainda é para poucos. A máquina que dobra e organiza roupas de forma automática custa US$ 16 mil, de forma que provavelmente ainda vale mais a pena fazer esse trabalho manualmente, a menos que você seja realmente muito rico. Neste caso, provavelmente sai mais barato pagar alguém para fazer isso por você.