Se a chegada do 5G mostra o caminho para os carros autônomos, ainda há muitos obstáculos para a nova tecnologia. Um deles é o alto preço dos sistemas de detecção do ambiente – e entre eles, alguns dos mais importantes são os dispositivos LiDar.

Para quem não está familiarizado com o mundo dos carros autônomos,LiDar é a sigla para Laser Pulse-Based Radar. Em português, algo como Radar a base de Pulsos de Laser. Hoje em dia, sistemas Lidar podem chegar a custar até 75 mil dólares – o que, evidentemente, inviabilizaria qualquer carro que precisasse acrescentar esse preço à etiqueta final.

A boa notícia veio de um fabricante que está deixando os outros de cabelos em pé. A Luminar avisou hoje que vai começar a vender seus sistemas LiDar por menos de 1.000 dólares a unidade. Ou seja, um valor que passa a ser acessível para os fabricantes, que podem fazer planos de incorporar os sistemas em carros autônomos, sem inviabilizar o preço.

Para se ter uma ideia do tamanho da redução desse preço, a Waymo – empresa do mesmo grupo do Google – era quem tinha a melhor oferta até agora – o seus sistemas LiDar chegam ao mercado custando 7.500 dólares. Depois do anúncio da Luminar cobrando menos de mil dólares pelo seu, o resto da indústria vai ter que refazer as contas…