A Volkswagen divulgou nesta semana sua Iniciativa de Mobilidade Inclusiva, que vê a montadora trabalhando diretamente com grupos externos para garantir que seus futuros veículos sejam capazes de atender pessoas com deficiências.

“Tem havido muita conversa sobre o que os veículos autônomos fornecerão, mas para que esse potencial seja utilizado, as montadoras precisarão envolver a comunidade de deficientes diretamente no design e na funcionalidade desses veículos”, disse Carol Tyson, representante de assuntos governamentais do Fundo para Educação e Defesa dos Direitos dos Deficientes (DREDF), em um comunicado. “É por isso que estamos tão encorajados a trabalhar com o Grupo Volkswagen desde o início. Pela primeira vez, um fabricante de automóveis reuniu as pessoas para começar a lidar com a miríade de desafios de design, técnicos, segurança e equidade que precisarão ser superados”.

Além do DREDF, a VW Inclusive Mobility está trabalhando com a Federação Nacional para Cegos, a Associação Nacional dos Surdos e outros grupos. O processo ainda está no início. Neste momento, estão sendo realizadas apenas entrevistas com especialistas e usuários, mas as informações obtidas orientarão diretamente o Grupo Volkswagen para a projeção e a construção dos futuros esforços em prol da mobilidade.

publicidade

Em um comunicado divulgado hoje, a Volks informou que uma recente reunião do grupo foi focada na “necessidade de criar padrões globais de segurança para cadeiras de rodas em veículos autônomos”. Muitos dos veículos autônomos com teto alto e portas grandes, como o Sedric, da VW, podem ser vistos como conceitos extremamente importantes para pessoas em cadeiras de rodas — que podem ter problemas para entrar em um veículo mais “convencional”. O design certo para o usuário certo pode ser revolucionário.

Outras montadoras, no entanto, já colaboraram de forma diferente. No caso da Jaguar Land Rover, a empresa projetou o “ruído” de baixa velocidade para seu SUV elétrico, o I-Pace , em conjunto com a instituição de caridade britânica Cães Guia para Cegos. O resultado foi a criação de perfil sonoro que se mostrou eficaz para sinalizar deficientes visuais de quando eles estão muito próximos de um veículo elétrico em movimento.