Busca

Apenas em Carros e Tecnologia Em todo o site

Tesla anuncia supercarregadores ainda mais potentes para carros elétricos

Chamado de Supercharger V3, dispositivo pode fornecer 120 km de autonomia depois de carregar a bateria por apenas cinco minutos.

A Tesla, do Elon Musk, está desenvolvendo a terceira geração do seu Supercharger – um carregador ultrarrápido para veículos elétricos – que promete ainda mais velocidade no processo de recarga das baterias automotivas. A companhia anunciou a novidade na última quarta-feira, dia (6/3) e afirmou que o dispositivo deve ser lançado ainda este ano.

De acordo com o site Ars Technica, o  Supercharger V3 pode dar uma carga de até 250kW por carro elétrico. A empresa afirmou que o dispositivo, operando com eficiência máxima, pode fornecer 120 km de autonomia em um veículo como o Model 3 (fabricado pela própria Tesla), depois de carregar por apenas cinco minutos. E em uma hora, o Supercharger V3 garante autonomia para pouco mais de 1.600 km. 

Com o objetivo de ampliar o uso do novo supercarregador para todos seus modelos de carros, a Tesla garantiu que vai atualizar seus veículos elétricos, incluindo neles um novo recurso que começa a pré-aquecer as baterias assim que elas se aproximarem de um Supercharger V3. Segundo a empresa, isso pode reduzir em até 25% o tempo médio de carregamento. Enquanto o Model 3 já foi projetado para ter conexão com o Supercharger V3, os modelos S e X terão que passar por upgrades de software para que eles suportem a recarga nas estações de 250kW.

O primeiro posto de carregamento Supercharger V3 está disponível na área da baía de São Francisco, no Estados Unidos, ainda em caráter de testes. A Tesla afirmou que planeja inaugurar oficialmente a primeira estação do novo dispositivo no próximo mês, aumentando o número de unidades até final do ano. A ideia é que, ao invés de substituir os atuais V2 Superchargers existentes, eles tenham novos softwares para os impulsionar a carga para além dos 145kW - potencia máxima suportada por esta versão do carregador.

Atualmente, boa parte dos quase 13 mil Superchargers da Tesla atinge potência máxima de 120kW - a mais alta carga desde que a empresa começou a construir sua rede de supercarregadores. Na época, os melhores carregadores de carros elétricos eram os modelos CHAdeMO e CCS, que alcançavam 50kW.

Mas empresas passaram a investir pesado nos dispositivos e aumentaram surpreendentemente essa potência. Bons exemplos são a ElectrifyAmerica e a ChargePoint, que estão lançando novos carregadores que suportam carga máxima de 350kW e 500kW, respectivamente. O V3 Supercharger vem como uma tentativa de disputar em pé de igualdade com as outras companhias, mas com a vantagem de que a Tesla já conta com a sua própria linha de veículos elétricos para manter a produtividade. 





Empresa cria menor dispositivo Lidar do mercado
Evija é o primeiro hipercarro 100% elétrico da Lotus
Inteligência Artificial sabe quando motorista quer música ou ar frio
Radares a laser mais baratos
Inteligência artificial pode preservar baterias de carros elétricos
Mercedes vai lançar SUV elétrico no Brasil em 2020
Daimler e BMW se unem para desenvolver sistemas de direção assistida.
Grandes marcas definem regras de segurança para carros autônomos
Tesla recupera momento ruim e bate recorde de vendas
Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang
Ford cria sistema que acha vagas de estacionamento nas cidades
Apple trabalha em 'para-choque extensível' para seus carros
Intel e líderes automotivos definem regras para carros autônomos
20% dos brasileiros usam celular enquanto dirigem
Domino's começará a entregar pizzas com veículos autônomos
Uber e Volvo apresentam carro autônomo
Cortador de grama parece kart
Tesla mantém a promessa de lançar o sistema de direção autônoma antes de todos - ou quase isso
Mais um carro da Tesla pega fogo; agora na Bélgica
Já pensou em ter uma assinatura de automóvel?
Divisão de carros autônomos da General Motors ganha investimento de mais de US$ 1 bilhão
Um robô pode fazer abordagens aos motoristas em blitz e oferecer mais segurança aos policiais. Confira o vídeo!
Volkswagen lança Iniciativa de Mobilidade Inclusiva. Confira o vídeo
GM investe em carro semi-autônomo
Museu em LA irá expor carros icônicos de filmes ficção científica, HQs e até games
Startup vira centro das atenções para carros elétricos