Busca

Apenas em Carros e Tecnologia Em todo o site

Tesla anuncia supercarregadores ainda mais potentes para carros elétricos

Chamado de Supercharger V3, dispositivo pode fornecer 120 km de autonomia depois de carregar a bateria por apenas cinco minutos.

A Tesla, do Elon Musk, está desenvolvendo a terceira geração do seu Supercharger – um carregador ultrarrápido para veículos elétricos – que promete ainda mais velocidade no processo de recarga das baterias automotivas. A companhia anunciou a novidade na última quarta-feira, dia (6/3) e afirmou que o dispositivo deve ser lançado ainda este ano.

De acordo com o site Ars Technica, o  Supercharger V3 pode dar uma carga de até 250kW por carro elétrico. A empresa afirmou que o dispositivo, operando com eficiência máxima, pode fornecer 120 km de autonomia em um veículo como o Model 3 (fabricado pela própria Tesla), depois de carregar por apenas cinco minutos. E em uma hora, o Supercharger V3 garante autonomia para pouco mais de 1.600 km. 

Com o objetivo de ampliar o uso do novo supercarregador para todos seus modelos de carros, a Tesla garantiu que vai atualizar seus veículos elétricos, incluindo neles um novo recurso que começa a pré-aquecer as baterias assim que elas se aproximarem de um Supercharger V3. Segundo a empresa, isso pode reduzir em até 25% o tempo médio de carregamento. Enquanto o Model 3 já foi projetado para ter conexão com o Supercharger V3, os modelos S e X terão que passar por upgrades de software para que eles suportem a recarga nas estações de 250kW.

O primeiro posto de carregamento Supercharger V3 está disponível na área da baía de São Francisco, no Estados Unidos, ainda em caráter de testes. A Tesla afirmou que planeja inaugurar oficialmente a primeira estação do novo dispositivo no próximo mês, aumentando o número de unidades até final do ano. A ideia é que, ao invés de substituir os atuais V2 Superchargers existentes, eles tenham novos softwares para os impulsionar a carga para além dos 145kW - potencia máxima suportada por esta versão do carregador.

Atualmente, boa parte dos quase 13 mil Superchargers da Tesla atinge potência máxima de 120kW - a mais alta carga desde que a empresa começou a construir sua rede de supercarregadores. Na época, os melhores carregadores de carros elétricos eram os modelos CHAdeMO e CCS, que alcançavam 50kW.

Mas empresas passaram a investir pesado nos dispositivos e aumentaram surpreendentemente essa potência. Bons exemplos são a ElectrifyAmerica e a ChargePoint, que estão lançando novos carregadores que suportam carga máxima de 350kW e 500kW, respectivamente. O V3 Supercharger vem como uma tentativa de disputar em pé de igualdade com as outras companhias, mas com a vantagem de que a Tesla já conta com a sua própria linha de veículos elétricos para manter a produtividade. 





Divisão de carros autônomos da General Motors ganha investimento de mais de US$ 1 bilhão
Um robô pode fazer abordagens aos motoristas em blitz e oferecer mais segurança aos policiais. Confira o vídeo!
Volkswagen lança Iniciativa de Mobilidade Inclusiva. Confira o vídeo
GM investe em carro semi-autônomo
Museu em LA irá expor carros icônicos de filmes ficção científica, HQs e até games
Startup vira centro das atenções para carros elétricos
Tesla quer táxis autônomos já em 2020
Como funciona a tecnologia estudada pelo Brasil para detectar motoristas drogados
Vídeo mostra robôs SpotMini carregando um caminhão. Confira!
Tecnologia poderá ser usada para detectar motoristas drogados no Brasil
Conheça o primeiro carro da Xiaomi e por que ele não está distante do Brasil
Veja como funciona a mudança de pista do piloto automático da Tesla
Carro da Tesla flagra mulher em ato de vandalismo
Modo Sentinela dos veículos da Tesla grava mulher vandalizando um Model 3
Nova tecnologia esteriliza carros com a luz
Fabricante de carros diz que vai manter motoristas longe de germes e doenças
O modo
Volkswagen pretende reviver o conceito dos buggys com melhorias consideráveis
Hidrogênio está mais perto de ser o novo combustível veicular
BMW é hackeada e roubada em menos de 20 segundos; veja o vídeo
Carro autônomo da Waymo reconhece sinais de mão de um policial
City Bus 2.0, um Uber do transporte público, está em teste no Brasil
Projeto de carros autônomos da Apple volta a dar as caras
Novo recurso de localizar o carro é adicionado ao app da Chevrolet
YouTube Music finalmente disponível para Android Auto