A montadora britânica Lotus revelou seu primeiro carro desde que a empresa foi comprada pelo grupo automotivo chinês Geely.  O veículo se chama Evija e segundo as especificações, quando ele começar a ser produzido em 2020, será capaz de competir com os carros mais rápidos do mundo. Ele também é super exclusivo: apenas 130 unidades serão produzidas e os preços começam em US$ 1.86 milhões (cerca de R$ 7.01 milhões).

publicidade

O carro possui 1.972 cavalos de potência, graças aos quatro motores elétricos, um dedicado a cada roda. Conta com uma velocidade máxima de mais de 200 milhas por hora (aproximadamente 321 km/h) e pode ir de 0 a 60 milhas (aproximadamente 96 km/h) em menos de três segundos.

A Lotus quer alcançar uma autonomia de 250 milhas (aproximadamente 402 km), o que seria excelente considerando o desempenho que está sendo divulgado. Segundo a companhia, o carro pode ser carregado de 0% – 80% em apenas 12 minutos com carregadores de 350 kW e alcança a carga máxima em 18 minutos. Mas quando carregadores de 800kW estiverem disponíveis, a companhia diz que veículo será capaz de completar a carga em nove minutos.

publicidade

Reprodução

O Evija também contém pequenas surpresas. As portas não possuem alças e só são abertas através da chave ou de um interruptor no teto. Os assentos e volantes são forrados por tecido Alcantara. Os faróis usam laser para iluminar a estrada. E os retrovisores foram substituídos por pequenas câmeras que sobressaem pelos lados.  

publicidade

A Lotus também está desenvolvendo um app complementar para o carro, que suporta Apple CarPlay e Android Auto e que já é conectado à nuvem.

Fonte: The Verge

publicidade