Busca

Apenas em Carros e Tecnologia Em todo o site

Carro autônomo da Waymo reconhece sinais de mão de um policial

Carros autônomos precisam ser capazes de entender as mesmas orientações de trânsito que motoristas humanos. E quando um semáforo quebra, o veículo precisa ser capaz de entender gestos de um oficial de trânsito encumbido de colocar ordem no caos. E foi isso que Waymo, divisão da Alphabet (que também controla o Google) responsável por carros autônomos, demonstrou.

Em um vídeo em seu canal no YouTube, a Waymo demonstra que o veículo foi capaz de parar no lugar correto em um cruzamento na cidade de Tempe, no Arizona. Isso acontece mesmo sem um semáforo, que é mais facilmente reconhecível pelos sistemas do veículo; em seu lugar, há apenas um policial direcionando o tráfego.

A tecnologia com a qual está equipado é capaz de identificar sinais manuais. Ele sabe quando o guarda de trânsito diz para parar, quando está sendo dito para se mover e obedece aos sinais corretamente. Também sabe obedecer ao oficial porque já detectou que não há semáforo onde deveria haver um.

A Waymo começou a ensinar seus carros a reconhecer e interpretar gestos de mão em 2016. Na época, explicou que queria que seus carros compartilhassem as estradas com segurança com os ciclistas. Eles aprenderam a reconhecer alguns dos sinais de mão comumente usados pelos ciclistas quando estão virando, parando ou mudando de pista. É essa mesma tecnologia que, graças em parte à inteligência artificial, ajudou o Chrysler Pacifica a atravessar o cruzamento com segurança.

Reprodução

O autônomo da Waymo, um Chrysler Pacifica, em testes, reconhece sinais de mão

A empresa coloca a segurança em primeiro lugar, mas poderia encontrar outras aplicações para sua tecnologia de reconhecimento de gestos no futuro. Atualmente, os passageiros aprovados para usar seu serviço de transporte precisam dar um passeio por meio de um aplicativo de smartphone projetado para simulação. Não é exagero imaginar que, um dia, o ônibus reconhecerá quando um pedestre fizer sinal  em uma calçada, estendendo seu braço.





Empresa cria menor dispositivo Lidar do mercado
Evija é o primeiro hipercarro 100% elétrico da Lotus
Inteligência Artificial sabe quando motorista quer música ou ar frio
Radares a laser mais baratos
Inteligência artificial pode preservar baterias de carros elétricos
Mercedes vai lançar SUV elétrico no Brasil em 2020
Daimler e BMW se unem para desenvolver sistemas de direção assistida.
Grandes marcas definem regras de segurança para carros autônomos
Tesla recupera momento ruim e bate recorde de vendas
Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang
Ford cria sistema que acha vagas de estacionamento nas cidades
Apple trabalha em 'para-choque extensível' para seus carros
Intel e líderes automotivos definem regras para carros autônomos
20% dos brasileiros usam celular enquanto dirigem
Domino's começará a entregar pizzas com veículos autônomos
Uber e Volvo apresentam carro autônomo
Cortador de grama parece kart
Tesla mantém a promessa de lançar o sistema de direção autônoma antes de todos - ou quase isso
Mais um carro da Tesla pega fogo; agora na Bélgica
Já pensou em ter uma assinatura de automóvel?
Divisão de carros autônomos da General Motors ganha investimento de mais de US$ 1 bilhão
Um robô pode fazer abordagens aos motoristas em blitz e oferecer mais segurança aos policiais. Confira o vídeo!
Volkswagen lança Iniciativa de Mobilidade Inclusiva. Confira o vídeo
GM investe em carro semi-autônomo
Museu em LA irá expor carros icônicos de filmes ficção científica, HQs e até games
Startup vira centro das atenções para carros elétricos