Durante o Salão de Frankfurt, a Audi apresentou seu novo veículo conceito, o AI: TRAIL quattro Concept, que é voltado para os usuários mais aventureiros. Com esse veículo, a empresa mostra sua visão do que será o futuro dos veículos 4X4.

O AI: TRAIL possui quatro motores elétricos, um em cada roda, com potência combinada de 435 cv. A bateria do veículo possui longa duração e, segundo a Audi, autonomia de até 500 quilômetros. O veículo pesa 1.750 KG e tem rodas de 22 polegadas para enfrentar diversos tipos de terreno.

publicidade

Um dos grandes destaques desse SUV é a substituição dos faróis convencionais por cinco drones com luz de led e câmeras, capazes de iluminar todo o trajeto e enviar imagens para o interior do veículo enquanto estiverem à frente do carro.

Reprodução

publicidade

O interior é bem simples, e não possui nenhum tipo de painel para auxiliar na navegação. O smartphone do usuário é o dispositivo que controla todo o interior e recebe as imagens captadas pelos drones. Ele pode ser encaixado logo acima do volante, de forma que o motorista tem total visão do que será mostrado na tela. Além disso, os retrovisores deste modelo foram substituídos por câmeras.

Reprodução

publicidade

Os bancos traseiros são um pouco fora do comum. São duas cadeiras que simulam redes de descanso, que podem ser retiradas e levadas junto do proprietário para onde ele for.

Reprodução

publicidade

O sistema de direção é semiautomático de nível 4, ou seja, o carro é autônomo, mas pode solicitar que o motorista assuma o controla em situações específicas. A carroceria é composta por materiais de aço, alumínio e fibra de carbono, e grande parte do carro é transparente. Com isso, os ocupantes podem apreciar melhor a paisagem.

Esse carro conceito possui um comprimento total de 4,5 metros e uma altura de 1,67 metros. A altura do solo é de 34 centímetros, o que, aliados às rodas grandes, torna possível atravessar pequenos cursos d’água, com até 50 centímetros de profundidade, sem comprometer o interior do veículo.

O AI: TRAIL é considerado o quarto protótipo semiautônomo da Audi. O primeiro foi lançado em 2017 e recebeu o nome de Aicon, um sedã de luxo futurista. O AI: Me surgiu em seguida e apresentava um conceito de um hatch mais compacto. Por último, a montadora apresentou o AI: RACE, um imponente carro de corrida.

Por enquanto, esse é apenas um modelo conceito, ou seja, ele apresenta algumas ideias da empresa para o que ela considera ser o futuro dos carros autônomos. Entretanto, nada impede que algumas das ideias apresentadas sejam implementadas em futuros lançamentos da marca.