Em 2015, a Apple registrou a patente de para-choque extensível no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO). Embora eles tenham publicado a patente na manhã desta terça (2), a realidade é que atualmente a marca já não investe tanto nos veículos autônomos do Project Titan.

O documento detalha um para-choque extensível com uma bexiga inflável atrás. O para-choque pode ser posicionado nivelado com o veículo ou para a frente, de forma a cobrir a bexiga. Já a retração é feita com um mecanismo de mola e a bexiga, armazenada em uma área oca dentro do veículo.

publicidade

Reprodução

Segundo a AppleInsider, o design oferece estética única e vantagens, como a capacidade de diminuir o tamanho do veículo para se ajustar a vagas de estacionamento apertadas. Além disso, um para-choque com suporte de bexiga pode oferecer proteção adicional em caso de colisão.

publicidade

A patente é novidade, mas esse é mais um indicador do que o Project Titan pode entregar no futuro. Em 2016, a Apple desistiu da ideia de construir um carro inteiro e mudou o foco para desenvolver a tecnologia de direção autônoma, mas, no início deste ano, a companhia dispensou 190 funcionários do Project Titan.

Ainda assim, a empresa continua a fazer contratações de alto nível para os cargos principais, como Andrew Kim, ex-Tesla e Microsoft, e Doug Field, ex-engenheiro da Tesla. Por isso, é possível ter esperança de que a ideia sobreviva de alguma forma.

publicidade

Fonte: Engadget