O ritmo dos negócios hoje em dia exige uma série de qualidades das empresas, como agilidade, automação e flexibilidade. As empresas que pretendem se manter à frente das concorrentes nesses quesitos, precisam contar com tecnologias que permitam essa entrega.

Uma dessas tecnologias é a nuvem híbrida: ao combinar a escalabilidade e a flexibilidade das nuvens públicas com o nível de controle permitido pelas nuvens privadas, ela permite que as empresas unam o melhor dos dois mundos.

publicidade

Outra tecnologia que vem assumindo a frente nesse cenário é o armazenamento flash. Uma das maiores revoluções a atingir o mercado de computadores, esse tipo de armazenamento oferece velocidades de leitura e gravação de dados muito superiores às dos tradicionais discos rígidos.

A combinação desses dois recursos pode alavancar as vantagens que cada um deles traz isoladamente. Confira cinco motivos para você combinar a nuvem híbrida e o armazenamento flash na sua organização:

publicidade

 

1. Migração rápida

publicidade

Um dos principais desafios para a adoção de sistemas de computação e armazenamento na nuvem é o processo de migração, que pode ser bastante demorado. Com a velocidade oferecida pelo armazenamento flash, no entanto, esse obstáculo fica muito mais facilmente transponível. Trata-se de um processo suficientemente desafiador por si só, mas com o flash, ao menos a infraestrutura jogará ao seu favor.

 

publicidade

2. Movimento automático de arquivos

Programas de controle de armazenamento e de SDS (“software defined storage”, ou armazenamento definido por software) funcionarão tanto melhor quanto melhor for a infraestrutura em que eles rodam. Usando armazenamento flash, todo o potencial desses programas pode ser aproveitado, gerando agilidade e economia para a empresa.

 

3. Rapidez no backup

Outro aspecto importante para toda infraestrutura de TI é a resiliência: a capacidade de enfrentar problemas com o mínimo possível de down time é essencial para empresas que pretendem ter uma posição importante no mercado atual. Com armazenamento em flash, todo o processo de criação de backups – e, eventualmente, de recuperação desses backups – fica muito mais rápido, e a sua empresa passa o máximo possível de tempo funcionando em capacidade máxima.

 

4. Armazenamento inteligente

Aplicações cognitivas, sistemas de aprendizado de máquina, recursos de Business Analytics e análises de big data são altamente dependentes de grandes quantidades de dados. E as velocidades de leitura e gravação dos dados fazem toda a diferença nesse momento. Como uma tecnologia de armazenamento mais rápida, o flash permite mais agilidade em todos esses processos. Considerando os milhões de processos de leitura e gravação que ocorrem em aplicações desse tipo, a agilidade do flash resulta numa imensa vantagem no final das contas.

 

5. Facilidade de gerenciamento

Para organizações que trabalham com grandes volumes de dados, sistemas de gerenciamento de armazenamento podem facilitar em muito o trabalho. E há diversas soluções desse tipo para o armazenamento flash. Algumas empresas já oferecem uma série de soluções de armazenamento e gerenciamento de dados “all flash”, que leva essa tecnologia ao extremo do que ela pode oferecer em termos de vantagens competitivas às empresas.